A importância do pequeno-almoço

Quem é que nunca ouviu dizer que devemos tomar um bom pequeno-almoço para começarmos bem o dia?! Se isto é verdade para os pais, é ainda mais real para as nossas crianças. Depois de algumas horas em jejum, é fundamental que a primeira refeição deles seja feita até 1 hora depois de acordar. Concentração, aprendizagem e desenvolvimento são palavras-chave derivadas desta refeição tão importante.
O pequeno-almoço deve ser equilibrado e saudável, por isso mesmo, o ideal será recorrer a alimentos frescos e ricos em nutrientes, nomeadamente uma fonte de cereais, uma de lacticínios (ou equivalente) e uma de fruta, se possível.
Os cereais devem ser o mais integrais ou "escuros" possível, sob a forma de pão, preferencialmente, se bem que cereais de pequeno-almoço também são uma hipótese. Atualmente os cereais de compra já têm muito menos açúcar e são integrais, se bem que, nada como ler o rótulo para perceber se o que está destacado na embalagem corresponde à realidade. Fazer granola ou muesli caseiro também pode ser uma excelente solução, incluindo os cereais de que a família mais gosta, e frutas também.
Os lacticínios podem incluir leite meio-gordo (sim, meio-gordo, as crianças não precisam de leite gordo para nada a não ser engordar e ingerir gorduras saturadas, ou seja, "as que fazem mal") ou iogurte ou queijo tipo flamengo ou magro, se gostarem. Já a fruta, o ideal será comê-la em vez de bebê-la, já que os sumos de fruta têm mais açúcar e muito menos fibra.
Nada melhor do que, nós adultos, darmos o exemplo, porque as crianças aprendem por imitação e a educação alimentar começa-se desde cedo, quando começa a diversificação alimentar. Não faz sentido uma mãe/pai/educador(a) comer um bolo e beber um refrigerante ao pequeno-almoço, e em seguida dizer à criança, que tem de comer pão e beber leite. Eles não vão perceber! Mas pior mesmo é deixar as crianças ir para a escola sem pequeno-almoço ou comprar-lhes um bolo para comer no caminho.
Sei que há crianças que não adoram comer de manhã, e para estas a primeira refeição do dia é um suplício. Não só para elas, mas também para as mães/pais. Ainda assim é fundamental que comam, nem que seja qualquer coisa, do género beber um copo de leite ou comer 2 bolachas. Sair de casa em jejum é que não. Nestes casos o ideal será fazer um reforço cerca de uma hora depois, e por isso fazer dois pequenos lanches de manhã em vez de um.


Agora deixo-vos com 3 sugestões de pequeno-almoço para vocês e para as crianças:

#1 Iogurte natural com granola/muesli e frutas (banana e alperce/pêssego)

#2 Leite simples ou com cevada, 1 fatia de pão integral torrado, manteiga ou compota e uma maçã

#3 Batido de frutas (morango e banana) e 1 barra de cereais home-made 

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