Homegrown Garden - um horta-jardim em casa

Cada vez mais se pensa em formas de promover uma alimentação saudável nas crianças e isso passa necessariamente por comer fruta e verduras. Se fruta a maioria das crianças vai comendo relativamente bem, são as verduras ou legumes que oferecem mais resistência. A sopa é uma excelente forma de fornecer estes alimentos essenciais à alimentação das crianças, muito rica em nutrientes de ótima qualidade, vitaminas e minerais essencialmente.
Uma das formas de colocarmos os nossos filhos a comer verduras/legumes é fazê-los perceber como estes alimentos se desenvolvem. Há cerca de um ano e meio que cá em casa plantámos uma mini-horta, com pouco mais de 1m de comprimento por 50cm de largura especificamente para o S. e para a C. perceberem a evolução/crescimento dos legumes. Plantámos nessa altura alfaces, tomate-cereja, alho, brócolos e correu lindamente. Foi uma forma de fazer com que gostassem mais de comer estes alimentos e a C. que é a mais resistente já come basicamente de tudo, só o tomate é que continua a ser posto de parte porque é encarnado. Desde que conheço a C. que fruta ou legumes encarnados não entram na boca dela :)
Quando conheci o conceito das mini-hortas da Stufa adorei a ideia de podermos ter uma horta no parapeito da janela. Se até há bem pouco tempo, diria uns 10 anos atrás, quase só se comia alface e legumes cozidos, hoje em dia as coisas já são bem diferentes. Primeiro vieram os pacotes maravilhosos dos vários tipos de alfaces misturadas, a rúcula e os espinafres. Hoje em dia a palavra que está na ordem do dia são os microgreens/microleafs. "O que é isso?" perguntam vocês. Não são nada mais, nada menos que vegetais sem qualquer tratamento químico que são colhidos assim que aparecem as primeiras folhas - ao fim de 7 a 20 dias -, o estadio anterior às babyleafs (ou folhas bebé). Quais as vantagens? São muito mais ricas em micro-nutrientes (vitaminas) e antioxidantes, chegando a ser 10 vezes mais ricos do que a versão adulta do legume.
Uma experiência super divertida, tempo de qualidade com os nossos filhos e uma forma de os convencer a comer estes alimentos de forma pedagógica. Nós adorámos a nossa experiência de cultivar brócolos. Daqui a cinco dias mostro a evolução e vão ficar surpreendidos com o resultado, espero :)
Para pôr em prática esta experiência em família, nada melhor do que ter uns kits a condizer com o conceito. Por isso mesmo, os conjuntos escolhidos foram os da Knot, do tema "my homegrown garden" - o meu hortim (horta+jardim) cultivado em casa.




Para verem o vídeo do cultivo do nosso hortim é AQUI

Os kits do S. e da C. estão à venda na loja online da Knot - just for kids?

*

O blog My happy kids já está no Instagram aqui.




Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!