Os verdes e as crianças

Lembram-se de ter falado deste tema neste post da semana passada? e do vídeo da C. e do S. a cultivar o hortim de microgreens de brócolos? Passaram-se 5 dias e o resultado atual mostro já de seguida. Imagino que alguns de vocês estejam a pensar "mas como é que isto se come?", certo? Quando pensamos em brócolos o aspeto é totalmente diferente, mas o sabor é muito semelhante. Os microgreens são um estadio meio embrionário daquilo que será o legume/planta final e as suas vantagens advêm exatamente daí.


O nosso hortim 5 dias depois e 10 dias depois de ser cultivado :)

Quando se inicia a diversificação alimentar os legumes entram na rotina alimentar sobre a forma de sopa, e isso deve manter-se sempre que possível ao longo do tempo. Mesmo para os adultos é ótimo comer uma taça de sopa antes do prato principal, não só porque vai fornecer uma quantidade de fibras e antioxidantes acima da média, bem como, facilitar a gestão do peso. O mesmo acontece com as crianças, mas não deverá ser a única forma deles comerem verduras porque no futuro irá dificultar-nos a tarefa.

Então, perguntam vocês, de que forma podemos incentivar o consumo de vegetais? Ou quais as estratégias para fazer com que as nossas crianças comam estes alimentos? O não está garantido, por isso, vamos lá buscar o sim:

1. Crie uma mini-horta em casa, como aquela que eu, a C. e o S. fizemos, porque envolvê-los no processo de cultivo, lembrá-los de que todos os dias o hortim terá de ser regado e acompanhar o crescimento do mesmo, levará as crianças a aprender a gostar das verduras.
2. Leve as suas crianças ao mercado/loja para fazer as compras dos legumes que leva para casa e peça-lhes ajuda na escolha.
3. Prepare uma refeição/receita que inclua legumes e peça-lhes ajuda. Eles vão adorar poder mexer e participar na preparação da receita que escolheu.
4. Tenha sempre legumes/vegetais em casa e ofereça-os em todas as refeições. A lógica da repetição e da persistência funcionam.
5. Se quer que eles comam uma verdura que habitualmente recusam, espere que tenham fome, porque se a vontade de comer não for muita será mais fácil recusar esse alimento menos atrativo.
6. Prepare pratos coloridos e divertidos. Em vez de peixe com batata ou arroz, adicione ao prato cenoura, brócolos, ervilhas e o resultado final será bem mais atrativo.
7. Convença-os a experimentar, nem que seja só uma mordida no legumes. Só assim saberão se gostam ou não gostam.
8. Invente nomes/crie associações de imagens para os legumes com os seus filhos. Os brócolos são as árvorezinhas (ou mini-árvores), a cenoura é o nariz do boneco de neve, o feijão verde são barquinhos, e por aí fora.
9. Preparar receitas com vegetais "escondidos", como por exemplo, se fizer puré de batata junte couve-flor; prepare um hamburguer ou lasanha com cogumelos e espinafres.
10. Se eles recusam comer legumes porque "não têm mais vontade, estão cheios" então não há lugar para a sobremesa.

De seguida, uma sugestão de receita para preparar com os seus filhos, nada complicada, que poderá fazer no dia a dia ou no fim de semana:

Pasta com tomate, microgreens de brócolos, manjericão e parmesão
Ingredientes
4 tomates
Azeite
Sal marinho
Pimenta preta moída no momento
Vinagre balsâmico do bom
500g de massa penne
1 mão cheia de microgreens de brócolos
6 folhas de manjericão
1 chávena de chá de queijo parmesão ralado grosseiramente

Como fazer
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Num recipiente que possa ir ao forno,  coloque 4 tomates médios previamente lavados, tempere com azeite, sal e pimenta e leve ao forno durante 20 minutos. Depois do tomate estar assado, esmague-os com um garfo e aproveite o sumo que deitam, adicionando um pouco de vinagre balsâmico.

Coloque água a ferver abundante e coza a massa al dente segundo as instruções que vêm na embalagem. Escorra a água e junte à massa o molho de tomate assado que fez inicialmente, os microgreens, o manjericão e mexa com um garfo. Adicione o queijo enquanto a massa ainda está quente e está pronto a servir.

Experimentem porque é deliciosa!

E este prato é para ser comido em família, já que foi isso que ficou prometido. Vejam o excerto do filme a seguir:


Os kits do S. e da C. estão à venda na loja online da Knot - just for kids?

*

A KNOT VAI ESTAR NO OPORTO E LISBON KIDS MARKET

O blog My happy kids já está no Instagram aqui.







2 comentários :

Obrigada pelo seu comentário!