O Leite e as crianças

Muito se tem escrito e falado nos últimos tempos acerca do leite. Leite de vaca, é ou não a melhor opção, devemos consumi-lo ou procurar outras soluções?
Quando falamos de bebés, o leite materno é indiscutivelmente a melhor opção, no entanto, para as mães que não têm leite ou decidem não amamentar, a escolha deverá ir para os leites em pó com fórmulas adaptadas à idade e maturação da criança. A partir dos 12 meses o leite de vaca pode ser introduzido na alimentação da criança, no entanto, as recomendações dizem-nos que devemos continuar a dar leite de fórmula (em pó) ou fórmulas infantis (leite em pacote adaptado a crianças - de 1 a 3 anos). Porquê? Porque as fórmulas infantis têm menos quantidade de proteína e adição de nutrientes que o leite de vaca não consegue fornecer, nomeadamente vitaminas e sais minerais, necessários ao bom desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.
Entre 1 ano e 3 anos são suficientes cerca de 300 a 500 mililitros de leite e derivado, ou seja, iogurtes e queijo. Para terem uma ideia as crianças desta idade devem ingerir no total 0,8g a 1,2g de proteína por quilo de peso. Eu explico: imaginem uma criança com 2 anos que pesa 12Kg (0,8x12 a 1,2x12). Deverá consumir 9,6g a 14,4g de proteína por dia, o que é claramente conseguido com 1 pequena dose de carne/peixe à refeição (máximo 40-50g), um copo de leite (200ml) e dois iogurtes (200 a 250g).
Eu defendo o consumo de leite de vaca adaptado - fórmulas infantis - até aos 3 anos de idade, precisamente porque são os que melhor respondem às necessidades nutricionais das crianças. Paras as crianças intolerantes à lactose do leite existem já algumas soluções nesse sentido. Ainda assim, há mães/pais que não só não bebem leite de vaca, como são contra este alimento, e por isso mesmo alegam que as crianças também devem seguir esta orientação. Que soluções existem? Que alternativas? Basicamente existem três soluções: bebida de arroz ou bebida de aveia ou bebida de soja. Não se chama leite :) A quantidade de cálcio que fornecem é a mesma do leite de vaca, precisamente porque estas bebidas são enriquecidas nesse mineral. Se tivesse de escolher entre os três diria que a aveia é o alimento mais equilibrado para substituir o leite de vaca. A soja, apesar de largamente consumida, é um alimento transgénico, ou seja, recebeu genes artificialmente, e por isso mesmo incomoda-me o seu consumo regular porque não sabemos quais os efeitos a longo prazo, mas suspeitamos.
Resumindo, até aos 3 anos de idade nada de leite de vaca, mas em vez disso, fórmulas adaptadas. A partir dos 3 anos os Pais podem optar por utilizar leite de vaca ou uma das alternativas: aveia, arroz ou soja. Os iogurtes são uma excelente opção e alternativa ao leite já que contêm a mesma quantidade de cálcio, proteína, lípidos (gorduras) e açúcares, com várias vantagens, nomeadamente, o facto de serem mais bem digeridos, aumentarem a imunidade e o trânsito intestinal. São menos alergénicos do que o leite.


*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.





Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!