Feliz Ano Novo 2014

Estamos quase a entrar num novo ano e com ele vem uma sensação de esperança, de um mundo melhor, de um ano melhor, de que as coisas que não correram tão bem este ano ou nos anteriores melhorem de vez e sejamos mais felizes.
Ser feliz é um estado de alma e uma forma de estar na vida. Confesso que nem sempre sou bem sucedida neste exercício e quero muito que 2014 seja "o" ano! Muitas oportunidades, descobertas e conquistas aconteceram neste 2013, mais do que alguma vez poderia pensar. É impossível não falar no blog e de tudo aquilo que me trouxe de bom. Impossível também não falar do Lisbon e Oporto KIDS MARKET, uma ideia, um conceito que começou a ser pensado em 2012 mas que se materializou em 2013.
Sou fã do 13 desde os tempos de faculdade, ou melhor, desde o último ano em que a avaliação final dependia de um número e eu escolhi este. Correu bem, aliás lindamente! 2013 foi ótimo e só teria sido melhor se… conto-vos em 2014, pode ser? :)
Há uns anos atrás, creio que em 2004 ou 2005, ouvi dizer que tudo na vida acontece em ciclos de 7 em 7 anos e acredito sinceramente que sim. Por isto mesmo, tenho muita fé e esperança no ano 2014. Sinto que muita coisa vai acontecer e que não é um ano de consolidação à semelhança dos anteriores. Quero que seja um ano de conquistas e de felicidade.
Virar a página é bom, aliás é ótimo! Cabe-nos a nós escrever a primeira página do novo capítulo e orientar as páginas seguintes. Porque o futuro também está nas nossas mãos.

BOM ANO NOVO!

UM FANTÁSTICO 2014 :)


*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.





O Dia de Natal

Gosto de viver a preparação do Natal, dos espaços decorados e vestidos de luzes, de azevinho e pinheiros. Gosto de escolher as novas decorações de Natal e por isso todos os anos acrescento algo de novo à nossa árvore ou casa. Não é preciso muito, basta um prato, vela, bolas ou neve artificial.
Gosto de estar em família, de viver e sentir as pequenas coisas. Dos momentos em família, da partilha, das histórias e momentos que se repetem ano após ano. Não sou de grandes conversas e sou mais de ouvir em vez de falar, e por isso sabe tão bem estar (apenas estar) com pessoas que gostamos muito e que nos dão sentido à vida.
Apesar de já ser mãe do S. com 5 anos e da C. com 3 anos, ainda vivo com algum entusiasmo e excitação o momento de abrir os presentes. Gosto de escolher e oferecer presentes, sou incapaz de comprar só por comprar.
Apesar do dia de Natal já ter passado, este período de Festas até ao Dia de Reis ainda é Natal para mim e é isso que transmito ao S. e à C. O Natal não é, de todo, um ou dois dias, mas quando nós quisermos! 
O dia 25 começou tarde, já perto das 11h e a C. fez questão de vestir logo o seu vestido piroso da Elsa. Para quem não sabe, a Elsa é a protagonista do filme Frozen - Reino do Gelo que estreou no final de Novembro e tem sido um êxito. Dos filmes de animação ou o filme mais giro que já vi! E quem é que lhe conseguia tirar o vestido??? Lá para as duas da tarde lá consegui vestir os kits planeados mas não foi fácil.







A única forma de pôr todos a olhar para a foto e com ar sorridente, mas sem disparates foi com recurso à ba-ta-ta! ;)

Pijamas da C. e do S. Maria Concha - os escolhidos para a noite de Natal.
Kits de Natal - vestido da C., camisa, lã e calções do S. MIM-Castil.
Laço em veludo da C. Lemon Hair Lovers. Adoro este laço em veludo!
O meu vestido e botins Bimba & Lola
Pulseira Bimba & Lola (2011). Brincos Stone. Fio Loewe.

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.



Giveaway LEGO & Quando For Grande Quero Ser

Cá em casa o Natal só termina no Dia de Reis e por isso mesmo ainda estamos a tempo para um Giveaway especial da LEGO e da peça Quando For Grande Quero Ser :)

Qualquer criança adora LEGO e os rapazes são fãs dos LEGO City! O musical "Quando For Grande Quero Ser" é giríssimo e os miúdos adoram. A C. e o S. foram ver com o colégio em Novembro e adoraram, ainda hoje falam disso. Vejam aqui um excerto de uma das músicas durante um ensaio.




Por isso mesmo, tenho 3 kits para oferecer aos leitores e seguidores do Blog My happy kids, sendo que cada kit é composto por:


2 Bilhetes para o Musical “Quando For Grande Quero Ser” 
(Convites válidos para os dias 11, 18 e 25 de Janeiro (sábados) de 2014 às 16h).
1 CD da banda sonora da peça.
1 LEGO City Motorizada dos Bombeiros.


Para participar precisam de:

1. Partilhar este post do Giveaway no vosso mural - partilha pública (não se esqueçam!!!!).
2. Deixar um comentário neste post do blog ou no Facebook com a frase "Eu adoro LEGO".

Válido de 30 de Dezembro de 2013 a 6 de Janeiro de 2014.
Vencedores apurados por Random.org.


*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.




A noite de Consoada

Depois dos preparativos para a noite de Consoada e o dia de Natal foi altura de vestir a C. e o S. com os kits escolhidos para a ocasião. O tempo de espera até à meia-noite, hora em que abrimos a maior parte dos presentes, é sempre de alguma ansiedade, especialmente para os mais pequenos. A C. acabou por adormecer por volta das dez horas enquanto o S. nos fez companhia à hora de jantar e esteve sempre acordadíssimo. Perguntou várias vezes quanto tempo faltava para o Jesus nascer… e poder abrir os presentes, claro! Tentei acordar a C. quando tocaram as dozes badaladas e nada, não queria acordar nem por nada, de maneira que tivemos de avançar com o ritual dos presentes mesmo sem ela. Mal o S. abriu o primeiro presente a C. levantou-se e juntou-se a nós :)
A nossa noite de Consoada em imagens foi assim…






[Algumas das fotos não estão com grande qualidade porque foram tiradas com o iPhone e o flash tira-lhes definição.] 


Kits da C. e do S. Tu Chique.
Laço em veludo da C. Lemon Hair Lovers.
Casaco de lã fria do S. Tizzas.
O meu vestido Marc by Marc Jacobs (coleção 2010).

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.

It´s Xmas time

Aqui por casa o Natal passou a voar… Um mês de Dezembro que está quase a terminar sem que eu tenha dado (quase) conta. Pela primeira vez desde que me lembro andei às compras dos últimos (ou melhor, a maior parte) presentes de Natal dia 22, 23 e 24 de Dezembro. Inédito para mim que sou relativamente organizada e prefiro fazer tudo com calma mas este ano não deu. Fiz as primeiras compras de Natal no evento Xmas Friends a 30 de Novembro e as últimas na véspera, pelo meio não houve tempo para nada.
O dia 24 foi passado em casa com uma parte da família. Preparar a casa para o Natal, deixar tudo preparado para o jantar e para a Ceia, embrulhar presentes, vestir a C. e o S. com os kits especiais que escolhi para eles, arranjar-me e … let Xmas begin, it´s Xmas time :)


Kits da C. e do S. Tu Chique.
Laço em veludo da C. Lemon Hair Lovers.
Casaco de lã fria do S. Tizzas.
O meu vestido Marc by Marc Jacobs (coleção 2010).

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.


Look para Xmas Lunch

Falei-vos deste almoço de Natal aqui e tal como esperado foi animação garantida. As crianças brincaram todo o dia e divertiram-se imenso, entre jogos, puzzles, brincadeiras e pinturas. Meninas para um lado e rapazes para o outro, estes últimos claramente em maioria numa proporção de 4 meninas para 12 rapazes!! As mães de rapazes já devem estar a imaginar a mega confusão, certo? Sempre prontos a "inventar" e com brincadeiras bem mais barulhentas do que as meninas, que adoram brincar aos chás, fazer bolos na cozinha de brincar, desenhar e fazer companhia às mães. Digo-vos que n-ã-o-t-e-m-n-a-d-a-a-v-e-r!
Antes dos amigos chegarem ainda brincaram no jardim e libertaram alguma energia. Sim, porque depois de mais de uma semana em casa doentes, este foi o primeiro dia que viram a luz do sol fora de portas. Estavam encantados e já com saudades, claro.






Este Inverno, para além do veludo, usa-se imenso tartan (ou xadrez) e esta combinação de cores é das que mais gosto. Quando vi este conjunto para meninas e rapaz da Dollhouse fiquei apaixonada. Primeiro pela camisa de rapaz e depois pelo vestido. Apesar da cor que mais sobressai neste tecido ser o encarnado, esta não é a cor que mais gosto de ver nos acessórios, talvez porque choque demasiado. Não adoro encarnado aberto e talvez por isso não consiga pôr-lhes collants ou meias desta cor nem camisolas ou casacos. Prefiro o encarnado mais escuro ou morango. Para este look, tanto para a C. como para o S., escolhi acessórios em cinzento escuro e o apontamento de cor foi para o laço, em verde garrafa. 

Vestido da C. e camisa do S. Dollhouse.
Calções do S. Neck & Neck. Collants e meias Condor. 
Sapatos tipo feijão e carneiras cinzentas Pé de Pato.

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.







Almost Xmas

Amanhã é o dia do almoço de Natal, que acontece todos os anos por esta altura do ano e reúne seis famílias de amigos, grandes amigos. Doze adultos e dezasseis crianças é animação e confusão garantida!! As crianças brincam e trocam presentes num Natal antecipado, enquanto as mães e os pais põem a conversa em dia.
Preparar estes almoços é sempre algo que me dá imenso gozo, mas o desafio este ano passa por conseguir preparar tudo quase de véspera porque tempo é coisa que não tem havido. Hoje quando terminar o dia e os dois dias de reunião da minha grande equipa vou poder respirar de "alívio" e tratar de ir ao shopping fazer as compras para amanhã. Se conseguir, é tempo de tratar também dos últimos presentes de Natal. E vocês, já têm planos para o fim de semana? ;)


Créditos desta foto aqui.

P.S.: Este post foi escrito ontem mas acabou por não ser publicado. Publico-o hoje sem mudar o texto porque, caso o alterasse, iria perder a essência do que estava a sentir ontem.

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.









Um dia de cada vez

Depois de ser Mãe nunca mais voltei a dormir da mesma maneira, não tenho dúvidas. Sempre tive necessidade de dormir "pouco", umas 5 a 6 horas eram suficientes. Deitava-me perto da 1h e acordava antes das 7h, sem dramas. Depois do S. nascer tudo mudou, pela positiva claro, mas a parte do sono claramente saiu prejudicada. Lembro-me do S. ter dois meses por esta altura do Natal e eu andar tipo zombie, prestes a cair para o lado a qualquer momento. Racionalmente sem razão, já que o S. dormia pelo menos 6h por noite!!!! Sim, 6h desde as 3 semanas :) por isso mesmo ficava a pensar o que seria se ele fosse dos que acordam de 3 em 3 horas all day and night long
5 anos depois já estou mais habituada e há noites que correm lindamente, até porque adormeço num ápice e o meu sono é tranquilo. Ainda assim, esta última semana, com os dois doentes, tem sido bem dura e as olheiras voltaram em força. O S. e a C. com febre, ora acordo porque está na hora de dar os remédios, ou porque é hora de beber água, fazer xixi, medir a temperatura, dar colo por causa das cólicas, destapar e colocar compressas por causa da febre, enfim, uma canseira… vezes 2. É neste momento que presto total solidariedade às mães de 3, 4 e mais crianças! No outro dia, acordar à hora do costume, no máximo às 7h para mais um dia de trabalho.
A C. e o S. estão melhores, depois de 6 dias doentes com uma virose daquelas!! obrigada pelas vossas mensagens de melhoras :)


C. com roupão Jacadi e S. com roupão Laranjinha.
Foto do nosso Instagram.

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.





Os kits de Natal

Os kits da C. e do S. para a noite de Consoada e dia de Natal já estão escolhidos e a ser preparados. Desta vez decidi fugir totalmente ao clássico xadrez e ao encarnado, cor do Natal por excelência. Porquê? Porque para mim o Natal não tem de ser "só" encarnado nem xadrez, porque gosto que acima de tudo os kits sejam especiais e originais, e também porque este Inverno apaixonei-me definitivamente pelo veludo. Falei-vos do veludo aqui e de alguns dos meus conjuntos preferidos para esta quadra.
Este ano a escolha não foi fácil, mas os que se seguem foram amor à primeira vista. No caso dos vestidos da MIM, andei uma semana a querer o framboesa mas depois cedi ao acqua, não fosse esta a minha cor favorita. Vai ter apenas uma alteração, que é o facto de também ter renda na manga, à semelhança do encarnado. O S. vai usar os calções no mesmo veludo acqua, uma camisa em cru e um pullover cinza.
Assim que a Tu Chique apresentou a sua coleção Feliz Natal fiquei apaixonada, pela cor, pelo modelo do vestido - original -, e pela gola girlish. Pormenores em veludo cru que marcam toda a diferença. O laço enorme nas costas, uma característica desta marca, também ajuda a compor, e não sei se gosto mais da parte da frente ou de trás do vestido ;) Os calções do S. vão ser no mesmo tecido verde, a camisa também em cru e o pullover provavelmente camel, adoro!

Coleção Velvet da MIM




E a coleção Feliz Natal da Tu Chique



Só falta decidir qual o kit de 24 e o de 25!

Para os fãs de tartan, ainda esta semana vou mostrar-vos os kits que escolhi para os outros dias do Natal. Sim, porque ocasiões não faltam para usar kits lindos e especiais até ao dia de Reis.

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.
















A minha wishlist

Porque nós antes de sermos mães somos mulheres e gostamos de receber presentes, hoje o post é sobre aquilo que eu gostava de receber este Natal. Menos é mais e por isso mesmo, com o decorrer dos anos, passei a preferir ter menos coisas mas com qualidade, em vez de muitas com qualidade inferior. Marcas não significa necessariamente qualidade ou estilo, mas estas que apresento são algumas das minhas favoritas e reúnem estas duas grandes características.


1- Capa para iPhone 5 Marc Jacobs | 2- Fita para máquina fotográfica Xêpa |
3- Vestido Marc by Marc Jacobs AW 2013 | 4- Carteira Prada | 5- Perfume Mon Jasmin Noir Bvlgari

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.

Um dia diferente

Habituada a conferências, mas de outro tipo, a de ontem foi dedicada aos blogs Portugueses. A Bloggers Conference foi um momento de partilha e aprendizagem, que me permitiu conhecer mais de perto as pessoas que estão por detrás de alguns blogs e descobrir outros. Independentemente de estarmos neste mundo há muito ou pouco tempo, sou da opinião que temos sempre alguma coisa a aprender. Foi um privilégio poder ver e ouvir, ao vivo e a cores, alguns dos melhores bloggers que por aí andam - Filipe Gil, Sofia Castro Fernandes, Pedro Rolo Duarte, Catarina Beato, Isabel Zibaia Rafael e Marta Valente.
Os workshops da Cláudia e do Roberto foram inspiradores. O almoço no Origem foi para lá de saudável e a companhia da minha querida Sofia foi a cereja no topo do bolo. Poder também ver e estar uma vez mais com a Marta, a Sofia, a Mariana é sempre bom.


*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.

<a href="http://www.bloglovin.com/blog/4230803/?claim=k4htj466c8z">Follow my blog with Bloglovin</a>



Vencedora Giveaway Avó Maria Teresa

Os gorros Avó Maria Teresa são definitivamente um must-have no Inverno. E já percebi que não sou só eu que os adoro! :)
A vencedora do giveaway que vai poder escolher um gorro da nova coleção é a Rita Fonseca da Silva.
Parabéns Rita! Peço que me envie email para filipacortezfaria@gmail.com.

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.

Vencedora Giveaway Sessão de Natal

Finalmente consigo dizer-vos quem foi a grande vencedora deste giveaway.
Imagino que já tenham visto o resultado da nossa sessão aqui :)

Parabéns à…

Diana Mora Moraes

Diana, peço-lhe que me contacte via email para filipacortezfaria@gmail.com.

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.


A nossa sessão de Natal

Lembram-se de vos ter falado que estava a planear a nossa sessão de Natal aqui? Foi este fim de semana e correu lindamente. Quando não conhecemos quem nos vai fotografar sentimos sempre algum receio e pensamos que as crianças podem ficar pouco à vontade mas, nada disso! Tanto a C. como o S. divertiram-se imenso e brincaram o tempo inteiro. O resultado final foi este:









Fotógrafo José Fatela | Site | Facebook.
C. e S. vestem Maria Concha - Coleção Natal. 
Sapatos feijão da C. Pé de Pato e do S. Xsxl Kids.
Eu com camisola lã fria Bimba & Lola (2012) e saia Massimo Dutti (2012).

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.










Propostas para o fim de semana

Há histórias que permanecem no imaginário das crianças e mesmo quando somos adultos. Quem não se lembra do Peter Pan, do Gato das Botas, do Tarzan ou do Livro da Selva? Eu lembro-me lindamente de  ouvir contar estas histórias, de ver os filmes ou séries e até de um teatro quando era pequena. São histórias bonitas e que têm algo para nos ensinar, por isso mesmo, faz todo o sentido permitir aos nossos filhos e sobrinhos o acesso a este imaginário.
O Livro da Selva estreou em Outubro deste ano e conta a história de um menino que nasceu e foi criado na selva por lobos, o Mogli, é convencido por uma pantera a integrar-se no mundo do Homem. As aventuras e peripécias do Mogli são inesquecíveis. Amizade, diversão e aventura são as palavras de ordem.
O Tarzan todos conhecem, certo? Depois de estar anos a fio na Broadway e ter passado pela Europa, chegou a Portugal em Novembro e estará em cena até 31 de Dezembro.
O tempo mais frio é ótimo para programas indoor, como por exemplo, teatros, musicais, exposições e outros programas culturais. A C. e o S. adoram e faz-lhes lindamente, são momentos de descontração em família essenciais. A pensar nisto lembrei-me que seria ótimo vocês poderem assistir a estes teatros musicais, por isso, este post tem giveaway :)

***** GIVEAWAY VIVONSTAGE & BLOG MY HAPPY KIDS *****

A Vivonstage tem bilhetes para oferecer aos seguidores do Blog My happy kids:


Livro da Selva - 2 bilhetes duplos para domingo dia 15 de Dezembro
Aula Magna - sessão das 11h30

e

Tarzan - 2 bilhetes duplos para dia 21 de Dezembro
Teatro Sá da Bandeira - sessão das 16h

Para participar precisam de:

1. Ser seguidores do Blog My happy kids 
(clicar na barra da direita onde diz "Aderir a este site" e seguir as indicações).
2. Partilhar no Facebook este post do Blog.
3. Deixar um comentário no Blog com o vosso perfil do Facebook e nome do musical que querem ver: Livro da Selva na Aula Magna (Lisboa) ou Tarzan no Teatro Sá da Bandeira (Porto).

Válido de 10 a 13 de Dezembro - Livro da Selva.
Válido de 10 a 17 de Dezembro - Tarzan.

* HOPE YOU LIKE IT *

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.


 

S.O.S. Frio

Nas últimas duas semanas o frio não tem dado tréguas, e se os últimos dias foram mais "amenos", ontem as temperaturas voltaram a baixar. Hoje saí de casa com 0ºC às 8h30 e ao regressar, perto das 20h o termómetro do carro marcava 4ºC. O frio veio para ficar mas também vos digo que prefiro assim do que 10ºC e a chover, vento e trovoadas. Adoro dias de sol e frio, se bem que prefiro sol e temperaturas de Primavera :)
Para protegermos as nossas crianças do frio e com pinta sou fã de um bom casaco-agasalho e de gorros em lã. Frio + vento = otites para muitas crianças e, por isso, tapar as orelhas dos nossos babies é obrigatório nestes dias. Não é segredo de que a C. usa vários gorros em lã, sempre a condizer com a roupa que veste. Quando era mais bebé, até aos 18 meses - 2 anos preferia as toucas em lã, depois disso gosto mais de ver os gorros, que podem na mesma ser queridos, basta ter um bom design e apontamentos que lhe dêem personalidade, como uma fita em seda ou uma flor em lã.
Os meus gorros favoritos são Avó Maria Teresa. São os mais confortáveis, 100% lã de ótima qualidade, com as fitas mais giras e as flores mais queridas de todos os que já vi. Lembram-se desta foto da C. no Inverno passado com um gorro Avó Maria Teresa?


Adoro estes com a fita, se bem que as flores dos deste Inverno são apetitosas.


E o que me dizem a um Giveaway Avó Maria Teresa? :)


***** GIVEAWAY AVÓ MARIA TERESA & BLOG MY HAPPY KIDS *****

A Avó Maria Teresa tem um gorro da coleção Inverno 2013 para oferecer aos seguidores do Blog My happy kids. Para ser o sortudo que vai ganhar este presente de Natal antecipado precisa de:

1. Fazer Gosto na página do Blog e Avó Maria Teresa no Facebook.
2. Seguir o Blog My happy kids (Clicar na barra direita onde diz "Aderir a este site" e seguir as indicações).
3. Partilhar publicamente este post do Blog no vosso mural do Facebook e mencionar três amigos na partilha.
4. Deixar um comentário no Blog com o link da partilha.

É fundamental seguir estes quatro passos para ser o vencedor deste Giveaway. 

Válido de 9 a 15 de Dezembro de 2013.

*** HOPE YOU LIKE IT ***

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.







Natal em tons de encarnado e azul

Por esta altura já todas as marcas apresentaram as suas propostas para o Natal. Muito tartan em tons cinzento e encarnado, assim como o incontornável veludo que assume cada vez mais um papel de destaque. Se antes o veludo era associado a peças muito datadas e pesadas, principalmente devido às cores escuras e até brilhantes, que nada tinham a ver com crianças, hoje em dia ele surge em tons que apetece, tais como o verde acqua, o verde esmeralda acinzentado, vários tons de encarnado e até o azul petróleo ou cinzento médio.



Qualquer um destes kits são ideais para a Consoada e dia de Natal. 
Um destes kits compôs a sessão de Natal que fizemos ontem e posso dizer-vos que ficou tão giro vestido. A C. e o S. estavam mesmo queridos. Conseguem adivinhar qual?

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.

Keep it simple

A nossa sessão de Natal é já amanhã e por isso mesmo estou a ultimar todos os preparativos para que resulte na perfeição. Kits preparados, agora segue-se a escolha dos acessórios - meias, collants, laços, sapatos -, para além dos artigos de decoração que vão compor o cenário, que já é lindo por sinal.
Keep it simple é a mensagem para uma sessão ao ar livre e com crianças. São eles que vão dar vida às fotografias e quanto mais à vontade estiverem melhor, porque só assim se divertem e desfrutam. A C. acha imensa graça e porta-se relativamente bem, já o S. não pára quieto, é um autêntico "terrorista" e está sempre pronto a desencaminhar a C. ou qualquer criança que conheça e esteja no cenário. Mas não pensem que é porque não gosta, ele pede para estar, a dificuldade é estar sossegado.
Procurei algumas imagens para delinear o ambiente que pretendia para a sessão e ajudar o José a colocar a ideia em prática. Numa semana complicadíssima para mim em termos de trabalho e com pouquíssimo tempo livre, lá consegui organizar-me de forma a estar tudo pronto para amanhã.


E conseguem adivinhar quais os kits de Natal que escolhi? :)

*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.


O Leite e as crianças

Muito se tem escrito e falado nos últimos tempos acerca do leite. Leite de vaca, é ou não a melhor opção, devemos consumi-lo ou procurar outras soluções?
Quando falamos de bebés, o leite materno é indiscutivelmente a melhor opção, no entanto, para as mães que não têm leite ou decidem não amamentar, a escolha deverá ir para os leites em pó com fórmulas adaptadas à idade e maturação da criança. A partir dos 12 meses o leite de vaca pode ser introduzido na alimentação da criança, no entanto, as recomendações dizem-nos que devemos continuar a dar leite de fórmula (em pó) ou fórmulas infantis (leite em pacote adaptado a crianças - de 1 a 3 anos). Porquê? Porque as fórmulas infantis têm menos quantidade de proteína e adição de nutrientes que o leite de vaca não consegue fornecer, nomeadamente vitaminas e sais minerais, necessários ao bom desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.
Entre 1 ano e 3 anos são suficientes cerca de 300 a 500 mililitros de leite e derivado, ou seja, iogurtes e queijo. Para terem uma ideia as crianças desta idade devem ingerir no total 0,8g a 1,2g de proteína por quilo de peso. Eu explico: imaginem uma criança com 2 anos que pesa 12Kg (0,8x12 a 1,2x12). Deverá consumir 9,6g a 14,4g de proteína por dia, o que é claramente conseguido com 1 pequena dose de carne/peixe à refeição (máximo 40-50g), um copo de leite (200ml) e dois iogurtes (200 a 250g).
Eu defendo o consumo de leite de vaca adaptado - fórmulas infantis - até aos 3 anos de idade, precisamente porque são os que melhor respondem às necessidades nutricionais das crianças. Paras as crianças intolerantes à lactose do leite existem já algumas soluções nesse sentido. Ainda assim, há mães/pais que não só não bebem leite de vaca, como são contra este alimento, e por isso mesmo alegam que as crianças também devem seguir esta orientação. Que soluções existem? Que alternativas? Basicamente existem três soluções: bebida de arroz ou bebida de aveia ou bebida de soja. Não se chama leite :) A quantidade de cálcio que fornecem é a mesma do leite de vaca, precisamente porque estas bebidas são enriquecidas nesse mineral. Se tivesse de escolher entre os três diria que a aveia é o alimento mais equilibrado para substituir o leite de vaca. A soja, apesar de largamente consumida, é um alimento transgénico, ou seja, recebeu genes artificialmente, e por isso mesmo incomoda-me o seu consumo regular porque não sabemos quais os efeitos a longo prazo, mas suspeitamos.
Resumindo, até aos 3 anos de idade nada de leite de vaca, mas em vez disso, fórmulas adaptadas. A partir dos 3 anos os Pais podem optar por utilizar leite de vaca ou uma das alternativas: aveia, arroz ou soja. Os iogurtes são uma excelente opção e alternativa ao leite já que contêm a mesma quantidade de cálcio, proteína, lípidos (gorduras) e açúcares, com várias vantagens, nomeadamente, o facto de serem mais bem digeridos, aumentarem a imunidade e o trânsito intestinal. São menos alergénicos do que o leite.


*

Blog My happy kids está no Instagram | Pinterest.