Já está tudo em dieta?

Acredito que uma das resoluções de ano novo de muuuuuuitas pessoas, especialmente mulheres, seja perder peso, certo? :) é inevitável não pensar em dieta nesta altura do ano, depois dos quilos de doces, fritos de Natal, chocolates, queijos, etc. que se comem durante todo o mês de dezembro. O Natal (gastronómico) começa cada vez mais cedo com os almoços e jantares de Natal, é toda uma agenda difícil de gerir e que inclui inevitavelmente calorias em excesso.
Há quem tenha começado dia 1 ou 2 de janeiro e há quem tenha deixado para dia 5, segunda-feira, a propósito do regresso às rotinas de escola e trabalho. Há também aqueles que dizem que começam amanhã e depois nunca começam (conheço vários :) ) ou os que começam e desistem na noite do primeiro dia, verdade? Desde dia 1 já recebi várias mensagens e telefonemas de amigas a esclarecer as dúvidas para iniciar a sua dieta, saber quais os truques, novidades em termos de suplementos, etc. Eu própria me sinto "intoxicada" de tantos "extras" nas últimas semanas. O meu pecado é invariavelmente o chocolate, os queijos e alguns hidratos de carbono, em forma de risotto, sushi e pastas xpto. Decidi deixar para amanhã o início da minha dieta, porque hoje ainda é dia de festa (a minha sobrinha M. faz anos), se bem que já estou em modo low-carb desde ontem.
Por ainda estar a amamentar não posso fazer a Dieta 3 Passos tal e qual como ela foi concebida, mas dá perfeitamente para seguir 95% das indicações. O essencial é comer de 3 em 3 horas (máximo 4) durante o dia, comer sempre que se sente "fome", cortar nos hidratos à refeição e moderar o seu consumo nos intervalos. Parece tudo muito genérico? Então aqui vai a minha receita para o sucesso:

Pequeno-almoço: 1 iogurte natural sem açúcar (pode ser com aroma) com 1 saqueta de cereais da Dieta ou 1 fatia de pão Shape com manteiga magra e um ovo mexido (o ovo é opcional, eu é que adooooro e dá mais saciedade)

Meio-da-manhã: Rolinhos de fiambre magro ou 2 Babybel ou conserva de atum (impossível ficar com fome depois de comer uma lata) ou qualquer outra proteína magra

Almoço: Carne ou peixe (ou ovos) * com as verduras permitidas (alface, agrião, rúcula, pepino, endívias e canónigos na primeira semana) temperadas como deve ser

Lanche: o contrário do pequeno-almoço (mas à tarde não costumo comer o ovo)

Às vezes 2.º Lanche: proteínas magras ou a bebida de chocolate quente da Dieta

Jantar: o mesmo esquema do almoço ou sopas da Dieta (ainda não comecei com as sopas porque não me apeteceu mas ajudam imenso a emagrecer)

Ceia: não tenho necessidade porque adormeço relativamente cedo. A gelatina sem açúcar encaixa aqui na perfeição.

* Cozidos, grelhados, assados simples ou salteados em azeite e alho. Nada de fritos, panados e comidas gordurosas.

Para os mais ansiosos e esfomeados :) sugiro muuuita gelatina sem açúcar (a da Dieta ou a Royal 10 Kcal), rebuçados sem açúcar para pôr na boca sempre que preciso, descafeinado sem açúcar (a mim tira-me a fome, ou pelo menos acalma "as vontades"), chá sem açúcar (aquece e dá conforto a nível gástrico), rolinhos de fiambre ou presunto magro, ovos (atenção às gemas para os que não podem abusar), atum conservado em água ou azeite (escorrer toda a gordura), queijo magro.

Atenção que isto não é uma consulta, nem pretende ser. Cada pessoa é uma pessoa e deve ser sempre avaliada por um profissional de saúde especializado em nutrição: dietista ou nutricionista (devidamente credenciado). Pessoas com dias muito longos ou que façam muito exercício precisam de algumas adaptações à dieta. Eu estou a fazer 2 lacticínios por dia porque estou a amamentar e tenho muito pouco peso para perder.

Aqui e no Facebook da Dieta 3 Passos - the best - encontram várias sugestões de receitas ótimas. Porque fazer dieta não tem de ser sem graça, antes pelo contrário!! Eu sou adepta de comer bem e tudo bem saboroso :)

Outros posts sobre a minha dieta aqui: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

Se tiverem dúvidas coloquem-nas se possível nos comentários. Assim todos vêem e é mais fácil de conseguir dar resposta.

Imagem do meu Pinterest.

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