Ser mãe de 3

É inevitável sentir algum saudosismo da fase em que a Carminho era bebé, agora que vai fazer mais um ano. Já percebi que me acontece sempre que eles fazem anos e este julho não foi exceção. É ótimo vê-los crescer, a ganhar asas, a serem cada vez mais independentes e capazes, a terem conversas connosco, os crescidos, mas mesmo assim adoro a fase em que são bebés e daí sentir saudades. Lembro-me várias vezes de histórias e momentos já passados com a Carminho e o Salvador, recordações que partilhamos com eles, até porque agora que temos um bebé de 8 meses em casa é inevitável fazerem-se comparações. São comparações saudáveis, que estimulam o crescimento de todos, são aquelas situações em que os mais velhos querem a atenção constante que o Vicente tem, mas que eles também já tiveram direito. Nestas alturas nós explicamos-lhes que eles também têm coisas que o Vi não pode ainda ter, precisamente por ser mais novo.
Ter vários filhos é uma experiência de vida única e para eles, ter irmãos é o melhor que há. Porquê? Porque aprendem a partilhar mais cedo e com mais frequência (a todos os níveis, desde os brinquedos aos espaços, às pessoas), porque é inevitável terem de ajudar nas tarefas e organização da casa e isso fá-los crescer mais (depressa) enquanto pessoas. Atenção, que fique aqui a ressalva que eles não são mais do que ninguém por terem irmãos, tenho amigos que são filhos únicos e são excelentes pessoas, mas que facilita a nossa tarefa em ensinar-lhes valores como a solidariedade e partilha, isso sem dúvida.
Li há uns anos o texto de uma mãe de três que referia ser fundamental ter momentos a sós com cada um dos filhos e hoje em dia é também isso que faço, tanto eu como o P. Sinto que precisam do seu espaço, algo que não é possível em casa ou quando estamos juntos ao fim de semana, e por isso reservo momentos para a Carminho e para o Salvador. Faço por fazer com eles os programas que mais gostam, no caso da Carminho adora passear, apanhar flores, pintar as unhas, ir ao cinema e ir ao supermercado. Já o Salvador é mais futebol, cinema e programas que envolvam animas, tipo ir ao zoo.
Este domingo, aproveitando um momento em que os avós estavam cá em casa decidi perguntar à Carminho se queria ir passear e claro que disse de imediato que sim. Fomos apanhar flores, um dos seus programas preferidos.

Vestido Zara Kids (dos saldos SS15) que amei assim que o vi.
Sabrinas em lona Pisamonas. Colares Terços da Lupinha.
Cadeiras auto da Chicco Oasys 2-3 #chicco.

*

Podem seguir-nos no Instagram em @myhappykids.

3 comentários :

Obrigada pelo seu comentário!