Ideias para um brunch saudável homemade

No fim de semana passado partilhei convosco via Instagram o brunch que preparei. Receber os amigos e família em casa é um dos programas que mais gosto, a par de sair e experimentar novos restaurantes. Um brunch homemade super saudável , onde apostei nos legumes assados, batata doce no forno (que estava deliciosa, crocante, tipo batata frita), tomate com mozarela (uma das minhas especialidades), ovos mexidos, arroz integral, uma salada verde com alfaces, rúcula, pêra e passas, pão escuro com sementes no forno, broa, presunto e queijo de cabra. Nada de complicado e ótimo para quem quer fazer uma alimentação saudável. Agora as receitas:

Legumes assados
Usei espargos verdes e tomate, mas muitas vezes faço com courgette e abóbora.
A ideia é lavar os legumes e cortar em fatias de cerca de 0,5cm de espessura. Aos espargos apenas corto a parte mais larga do talo, no caso da courgette corto fatias longitudinalmente.
Coloco tudo num tabuleiro, uns ligeiramente soprepostos aos outros, tempero com sal grosso, um fio de azeite e pimenta preta moída no momento. Levo ao forno uns 30m a 200-220ºC e depois basta colocar numa travessa, decorar com xarope de vinagre balsâmico e já está.

Batatas doces fritas no forno
Lavei as batatas doces com casca e limpei bem de forma a tirar os vestígios de terra. Depois cortei em palitos grosos e coloquei num tabuleiro de ir ao forno. Sal grosso, um fio de azeite e nada mais. Pode-se colocar parmesão ralado, fica delicioso. Depois leva-se ao forno, cerca de 30m a 220ºC e ficam deliciosas!

Mozarela com tomate
O ideal será usar tomate chucha de qualidade, já maduro mas que não esteja demasiado mole. Corto em rodelas médias e faço o mesmo à mozarela de búfala fresca. Tempero o tomate com flor de sal e num prato coloco alternadamente fatias de tomate e mozarela, com folhas de manjericão. No final adiciono um fio de azeite, mais manjericão e pimenta preta moída no momento. Um ótimo acompanhamento ou prato principal.

Espero que gostem! :)

*


Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!