Eczemas: como tratar

Já ouviram com certeza falar em eczemas e provavelmente vocês ou os vossos filhos têm ou já tiveram manifestações na pele deste género. Cá em casa, tanto a Carminho como o Salvador têm pele atópica, sendo que é especialmente na altura do verão ou no pico do frio que os eczemas se tornam visíveis.
O eczema ou dermite atópica é uma doença inflamatória da pele que se caracteriza por uma secura severa da pele, associada por vezes à vermelhidão e vesículas. A dermite atópica é crónica, não contagiosa e evoluiu por crises, podendo gerar prurido intenso, o que de alguma forma potencia ainda mais a inflamação dos tecidos. Nalguns casos, para além do prurido, podem também surgir perturbações do sono e diminuição da qualidade de vida.
É mais frequente nas crianças do que nos adultos e, em Portugal, a dermite atópica atinge 10% das crianças. Geralmente é mais frequente nas famílias com tendência para alergias, tais como, asma, rinite alérgica, conjuntivites, etc., precisamento o que se passa na nossa família.
Quem me explicou isto foi o Dermatologista do Salvador depois de uma crise terrível em que todo o tronco e parte interior das pernas estavam inflamados, provocando imenso prurido, ardor em contacto com a água (e estávamos no verão, por isso imaginem). Felizmente com os cuidados corretos o Salvador melhorou imenso e agora está tudo controlado.
A linha Xémose da Uriage é totalmente indicada nestes casos e por isso os cuidados de higiene da Carminho e do Salvador incluem o óleo de limpeza (Xémose Óleo de Limpeza), o leite emoliente e calmante (Xémose Lait Émollient) e o creme de cara nutritivo (Xémose Crème Visage). Quando a pele está mais seca utilizo o Xémose Cérat, em boião.
Recentemente a Uriage lançou uma aplicação – Atopedia – que já descarreguei para o meu telefone estou a utilizar. A app está dividida em três grandes temas, Compreender (saber mais sobre a dermite atópica e cuidados associados), Acompanhar (onde podemos registar a evolução das nossas crianças, dando para um máximo de 3 crianças) e Jogar (para os nossos filhos brincarem). Confesso que fiquei impressionada com a aplicação, com os seus conteúdos e a sua versatilidade.

Saibam mais sobre a aplicação aqui.

Post feito em parceria com a Uriage.

*



4 comentários :

  1. Ola;) tal como tu , por aqui tambem tenho duas com pele atopica (4anos e a mana 5meses)
    É de doidos agora no inverno pioram muito.
    Ainda nao teem um dermatologista da minha confiança. ..
    So mesmo a pediatra que nos receitou a linha uriage;)
    Qual o pediatra dos teus meninos??
    Beijinhossss muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, o pediatra é o dr. Goncalo Cordeiro Ferreira.

      Eliminar
  2. Acho sinceramente que o tipo de cremes não é decisivo e até suspeito que as marcas potenciem o aparecimento de pele atópica para justificar o valor que pedem pelos cremes e terem o que vender. Isto porque quando eles são bebés até fazemos esse esforço, mas quando crescem há cremes bons no supermercado.

    ResponderEliminar
  3. O meu santiago dá-se muito bem com a gama da uriage levante e emoliente

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!