Bochechas boas

O Vicente já tem quase 14 meses, anda para todo o lado em grande velocidade e está mais independente, ainda assim continua com um ar de bebé fofo e bochechudo como podem ver pelas fotografias em seguida. O Salvador e a Carminho também foram assim, pesados e com bochechas apetitosas, daquelas que dá vontade de dar beijinhos e apertar, refegos nas pernas e bem dispostos. Tal como os irmãos, o Vi come tudo lindamente e tem uma predileção por pão e bolachas, aliás dos três é o mais "bolacheiro". Se o quisermos sentar na cadeira da papa ou tê-lo quieto no carrinho, nada como oferecer-lhe uma bolacha, é tiro e queda :)
De manhã bebe sempre leite, a meio da manhã e ao lanche um iogurte (+ 2 bolachas ou fruta à tarde), ao almoço e jantar come sopa com carne, peixe ou ovo e fruta. De vez em quando já vou fazendo a separação de sabores, ou seja, primeiro sopa, depois a proteína (carne, peixe, ovo) com acompanhamento migado (batata, cenoura, brócolos, massa estrelinhas ou letras, pão quando faço açorda) e a fruta, se bem que o Vicente aqui é mais preguiçoso e prefere tudo triturado. Adora açorda de peixe ou ovo e quanto a frutas já come praticamente tudo exceto papaia, morangos, frutos vermelhos e kiwi devido ao risco de alergia ou engasgamento. Aos poucos vai começar a comer tudo (comida saudável) e dá-me ideia de que não será muito esquisito, mas vamos ver, tudo a seu tempo...

Adoro ver o Vicente de touca mas ele faz questão de tirar em pouco tempo :)

Vicente com touca, camisola, bloomers e meias Grace Baby & Child, num tom que adoro e que é super original!! 
Carneiras Gama Rústica.

*



7 comentários :

  1. Que bolachas é que oferece ao Vicente? Ele está mesmo querido. É melhor bolachas ou pão? Tinha ideia de ser o pão. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolacha maria, pode-se dar 2 bolachas Maria ao lanche ou a meio de uma refeição. Pão também é bom dar. A minha adora mais pão que as bolachas.

      Eliminar
    2. Geralmente tipo Maria ou água e sal ou tostas integrais porque é o que tenho em casa. Regra geral o pão é melhor porque não tem açúcar nem gordura, no entanto, como na maioria das vezes só temos pão com sementes em casa, acabo por optar pela bolacha. Nos dias em que compro pão rústico, aí ofereço-lhe 1 bocado com côdea.

      Eliminar
  2. A minha tem 15 meses quase 16 e descobri hoje que adora pão com sementes! Não dá papa ao Vicente? Não enjoa estar sempre a comer iogurte? A minha Devora dois iogurtes ao lanche com bolacha. A papaia não é alergenica pode ser dada a partir dos 6 meses. E segundo manuais pediátrico os morangos também podem ser dados a partir dos 12meses e só a partir dos 18 meses frutos vermelhos, kiwi e ananás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, já dei papa ao Vicente, agora sou da opinião que não lhe faz falta nenhuma. A papa que dava era de cereais apenas, sem leite de vaca nem glúten, logo não substituía uma dose de lacticínios.
      Quando o Vicente come iogurte a meio da manhã faz apenas 1 à tarde, se não fizer lanche a meio da manhã (acontece nos dias em que acorda mais tarde), aí sim dou 2 iogurtes.
      Quanto à papaia há autores que a consideram potencialmente alergénica, logo deverá ser introduzida após os 12 meses, se bem que há pediatras que recomendam realmente a partir dos 6. Quantos aos morangos e kiwi a alergia prende-se com a libertação excessiva de histamina, por isso prefiro atrasar a sua introdução.
      Para que tenha uma ideia, as frutas potencialmente mais alergénicas são as seguintes:

      Citrinos - laranjas, limão, toranja.
      Pêssego - pode produzir alergia por contacto.
      Kiwi, banana, frutas tropicais, papaia, ananás devido ao elevado teor de acidez .
      Os principais sintomas são: reacção local na boca com inchaço, urticária, transtornos estomacais, vómitos e deficiências respiratórias.

      Eliminar
    2. Banana? Podia fazer um post com as porções que devem fazer diárias de cada grupo alimentar. Porque não dava a papa com leite? Obrigada

      Eliminar
  3. Bebé apetitoso, está mesmo fofo Filipa. Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!