Sobre a polémica do xadrez

Nos últimos dias tenho recebido alguns comentários e questões relativas à utilização de xadrez para os kits de Natal das crianças. Realmente nos últimos anos tenho fugido a este padrão, não por não gostar mas provavelmente porque não adoro clichés e prefiro fugir ao óbvio, não só aqui como noutras questões. Ao mesmo tempo, não me choca nada que se use xadrez no Natal (ou em qualquer outra altura do ano), mas por opção pessoal tenho escolhido outras soluções.
Gosto mais do xadrez com fundo branco ou cinza do que o verde ou encarnado, no entanto, nem só destas cores vive o Natal. Acho amoroso ver os miúdos com peças em xadrez e os complementos certos, como vos mostrei aqui neste post, mas também adoro vê-los com tecidos lisos ou padrões menos evidentes.
Fazendo uma retrospetiva, os últimos Natais têm sido assim...




Vendo bem, com mais pormenor, incluí xadrez em 2012 e 2014 mas em cores e padrões/conjugações menos comuns. Fica a ideia de que é possível usar xadrez, tecidos lisos ou qualquer outro padrão no Natal, o que interessa é que eles fiquem queridos, o que não é difícil já que são crianças :)

Agora, o countdown para o final do ano...

*



Vencedores giveaway Uriage

Mais um giveaway que foi um sucesso! Foram mais de 300 participações e as três lucky winners que vão receber em casa um conjunto com Uriage com Óleo de massagem, Óleo lavante e1er Shampooing são:


Ana Galamba
Inês Azevedo Coutinho
Laura Hortega A. MRomeiras

Vou enviar-vos hoje uma mensagem via Facebook, à qual preciso que respondam. Parabéns às três!

*



Natal 2015 - Best of

Nos últimos dias só tenho publicado praticamente fotografias do nosso Natal... Provavelmente porque adoro estes dias do ano, talvez também porque no ano passado não pudemos aproveitar grande coisa já que o Vicente estava doente e uns dias depois foi internado, ou até mesmo porque sinto cada vez mais que a vida passa a correr, é tudo demasiado rápido! Apetecia-me carregar no botão "pause" ou "repeat" para poder viver mais estes momentos bons.
Para fechar este tema escolhi as minhas fotos preferidas deste Natal, muitas delas tiradas com os iphones, algumas muito espontâneas e por isso mais autênticas. Instantes captados nos dias 24 e 25 de dezembro, cá em casa, em família. Agora vamos prepararmo-nos para o ano novo que aí vem!

Mais detalhes neste post de dia 24 e neste de 25.

*



O Dia de Natal

O Vicente acorda geralmente cedo e na manhã do dia de Natal não foi exceção, a única diferença é que me deixou dormir até às 8h30 (em vez das 7h, 7h30...). A Carminho e a prima M. às 10h30, o Salvador às 11h, depois a P. e por último o J. já perto do meio dia. Acho que nos deitámos por volta das 2h, mais cedo do que o habitual (comparado com os anos anteriores).
De manhã estive com o Vi a brincar com os seus mais recentes presentes e finalmente consegui descobrir brinquedos que ele gosta, não tem sido fácil! Na maioria dos casos brinca uma ou duas vezes e depois não quer mais, só mesmo telemóveis, brinquedos dos irmãos com luzes e "mais à frente". Como o Vi é o mais novo de três já tem imeeeensos brinquedos em casa e por isso acresce a dificuldade de encontrar alguma coisa de diferente e que faça realmente sentido. A mesa de madeira com atividades foi amor à primeira vista, a minha única dúvida residiu no facto de não ter luzes, mas mesmo assim adorou! :)
O dia de Natal passou a voar, mais depressa do que eu gostaria mas ainda assim, por estar de férias na próxima semana vou poder aproveitar os mais filhos mais do que nunca e descansar, estou mesmo a precisar!

Pijama do Vicente GAP.
Brinquedo de madeira Toys ´r us.
Vicente com casaco KNOT, camisa My Cousin, calções Antimilk
meias Maria Boneca, botas safari Pisamonas.
Carminho com vestido Antimilk, laço em veludo Lemon Hair Lovers, meias Cóndor, sapatos Pikitri.
Salvador com camisa Cousin e calções Antimilk, meias Cóndor, botas safari Pisamonas (iguais às do Vicente).

Para ver em conjunto com este post.

*


A noite de Natal

Já se passou mais um Natal, foram dois dias intensos que voaram super rápido. Dá-me ideia de que a cada ano que passa parece que o tempo avança mais depressa, talvez por ter três em vez de dois filhos, que cada vez mais atenção e disponibilidade exigem. Foi o segundo Natal do Vicente, se bem que o primeiro em que aproveitou verdadeiramente. Assim que abriu o primeiro presente - um livro dos animais da quinta com música e sons dos animais - ficou agarrado a ele e só passado algum tempo é que começou a descobrir os restantes.
Cá em casa abrimos os presentes à meia noite em vez de dia 25 de manhã, é a nossa tradição, e curiosamente estavam todos acordadíssimos, provavelmente pela excitação de estarem com os primos e de termos casa cheia. O jantar é sempre bacalhau cozido com couves, brócolos e batata, sendo que este ano fiz batatinhas salteadas com azeite e alho e ficaram ótimas! Para as crianças, o pedido foi bacalhau à Brás e por isso este ano houve duas versões de bacalhau. As sobremesas foram várias, desde a tradicional mousse de chocolate, de ananás, a "minha pavlova", o bolo de chocolate da minha irmã Dé, torta de laranja, os doces/fritos típicos de Natal (que eu dispenso!) e os queijos com compotas (que eu adoro!).
Adoro o Natal pelas cores, as luzes, a comida e claro, a família! O Natal é um tempo de reflexão e de estar em família, um período em que gosto de estar acima de tudo em casa com os meus, sem grandes horários nem regras... Em seguida, partilho convosco algumas imagens da noite de 24, vou preparar o post com o 25... Os mais velhos andavam sempre a fugir da máquina, queriam era brincar, daí o Vicente ser o mais fotografado, como já vem sendo habitual.

Carminho, Salvador e Vicente com looks KNOT.
Sapatos Carminho e Vicente Pikitri. Botas Safari do Salvador Pisamonas.
Laço da Carminho em veludo Lemon Hair Lovers.
Eu com blusa e calças em veludo Zara (aw15), botas Kurt Geiger.

*



Otites, viroses e afins

Bronquiolites, viroses, gastroenterites, otites e afins têm sido o denominador comum do último ano lá por casa no que diz respeito à saúde (ou falta dela). Foi no ano passado, por esta altura, que o Vicente foi internado com a primeira bronquiolite e depois dessa, a mais grave, seguiram-se muitas outras, até  que em abril o panorama melhorou significativamente. Tinha a experiência do Salvador e da Carminho, que foram sempre crianças super saudáveis e raramente ficavam doentes, mas com o Vicente tem sido completamente diferente. Tivemos uns cinco meses de pausa mas com a chegada do outono vieram novamente as secreções, o que se traduziu numa bronquiolite, uma virose e três otites. O Vicente já está bem, aliás está ótimo, novamente sorridente e bem disposto mas continua com antibiótico, o que me incomoda de alguma forma porque nem há quinze dias tinha feito um frasco inteiro. E por aí, como tem sido?

Foto do meu Instagram.

*


A alimentação saudável no Agora Nós

Há praticamente duas semanas atrás estive no programa Agora Nós da RTP1 a falar com a Tânia Ribas de Oliveira sobre algumas dicas do meu livro "Dicas para mães e filhos com muita pinta". Dicas para nós e para eles sobre uma série de temas, nomeadamente alimentação, moda, beleza, decoração, festas, organização da casa, programas a dois e em família, entre outros.
Um ótimo presente de Natal para mães, futuras mães, tias e filhas, por isso se ainda não têm o vosso conseguem encontra-lo em qualquer livraria.


Para verem o vídeo é aqui, a partir do minuto 6.

*



Superstar

Depois de muito pensar e refletir decidi arriscar. Sabem aquelas peças que adoramos ver nos outros mas que por algum motivo ficamos sem saber se resultarão em nós? Este foi um desses casos porque adoro ver os ténis Adidas Stan Smith e Superstar noutras pessoas mas fiquei sempre na dúvida se também gostaria de os ver em mim, até que ganhei coragem!
Ontem usei-os pela segunda vez da forma com que me sinto bem: um estilo arranjado e sofisticado mas com um toque de criatividade e o resultado foi o que podem ver*. Fica a dica de quem como eu não se veste de forma desportiva mas que gosta de combinar diferentes estilos. Um acessório de street style que move milhares de fãs desta marca. Em Portugal, adoro ver por exemplo na Mia e na Mafalda, fãs incondicionais dos Adidas Stan Smith e Superstar.

Colete, camisola e calças Zara (aw15) // Colar Bimba & Lola (antigo) // Fios Be Kind // Carteira Carolina Herrera // Ténis Adidas Superstar.

*Foto tirada com iPhone.

*


Swedish Dads

Johan Bavman documentou de forma brilhante, no editorial Swedish Dads, a forma como os pais suecos disfrutam da licença de paternidade. Na Suécia, as mães e pais podem usufruir de 480 dias de licença (!!!), dos quais 60 têm de ser usados pelos homens (pais), caso contrário são perdidos.
O objetivo de Bavman com este editorial foi por um lado de divulgar o excelente sistema de maternidade/paternidade, mas também para incentivar mais pais a gozar de um direito que é seu. As imagens seguintes foram tiradas do seu site e são apenas uma seleção daquelas que para mim têm mais significado. ..


Um trabalho brilhante, não acham?

*


Os nossos looks

Para quem perguntou, aqui vão mais detalhes sobre os nossos looks...

Carminho com camisola e colete Antimilk, saia Zara, collants Zippy, botas Ugg, 
laço Lemon Hair Lovers, colar Terços da Lupinha.
Salvador com sweat Abercrombie & Fitch, jeans Zara, ténis All Star em pele.
Eu com túnica Just for Her, jeans Massimo Dutti, ténis Kurt Geiger, carteira Coach.

*


Mega Aldeia de Natal

Este fim de semana estivemos no Almada Forum para ver a exposição Mega Aldeia de Natal da Playmobil e dar um beijinho ao Pai Natal. Quando recebi o convite para estar presente não hesitei porque já sabia que a combinação Playmobil e Pai Natal ia ser sinónimo de alegria para a Carminho e o Salvador.
A Mega Aldeia de Natal do Almada Forum está giríssima e por isso recomendo que vão ver com as vossas crianças, fica no piso 0, na Praça da Natureza. Esta é a primeira vez em Portugal que se faz um exposição da Playmobil deste género e quem concebeu a ideia está de parabéns. Há centenas de peças e elementos, nomeadamente, casas, escolas, jardins, mercadinhos de rua, um circo, estradas, um teleférico a subir a montanha por onde passa o comboio, e por estarmos no Natal um presépio lindo! Para além desta exposição, podem também aproveitar para conhecer a loja da Playmobil no mesmo corredor e fazer umas compras de Natal.
O Pai Natal está no centro todos os dias em horários pré-definidos, de maneira que o ideal será confirmarem aqui para o conseguirem encontrar. A casa do Pai Natal onde esteve a Carminho e o Salvador, para além de todas as outras crianças é uma réplica fiel e em tamanho XL do brinquedo Playmobil.
Aproveitamos ainda para comprar os Adidas Superstar da Carminho na loja da Adidas e ver mais uns presentes de Natal nas várias lojas. Fica a dica de programa de fim de tarde, agora que as aulas estão a terminar, ou para o fim de semana.


*