Panquecas de aveia

Acordar cedo ao fim de semana também tem coisas boas, neste caso deu-me para preparar um pequeno-almoço fora do habitual mas que os mais velhos adoraram: panquecas! Foi a primeira vez que fiz, mas mesmo assim saíram lindamente. Fiz a versão sem glúten, ou seja, usei aveia em vez de farinha de trigo e o resultado foi bom, mas na realidade, aquilo que dá sabor às panquecas é o que lhes acrescentamos e não propriamente as mesmas.
No caso do Salvador acrescentei às panquecas iogurte natural (açucarado), banana e canela e estava delicioso! no caso da Carminho foi banana com chocolate e um iogurte a acompanhar. Para mim foi a versão salgada com Matinal magra e fiambre de aves, em substituição do pão.
Nas primeiras usei uma mini-frigideira mas não resultou lá muito bem, o ideal será usar uma frigideira "normal", aí com uns 20 ou 30cm de diâmetro, colocar um pouco de azeite, aquecer e retirar o excesso com um guardanapo. Nestes caso, coloquei uma pequena quantidade da massa das panquecas e deixei fazer, cozinhando umas três ou quatro de cada vez :) Ficaram perfeitas! Agora a receita:

PANQUECAS DE AVEIA (sem glúten)
Ingredientes
1 ovo
Flor de sal q.b.
75g de flocos de aveia triturados (o objetivo é ficar tipo farinha)
150ml de leite (pode ser de vaca ou em alternativa amêndoa, avelã, soja, etc.)
Canela em pó q.b.

Como fazer
Numa taça funda, bater o ovo, colocar um pouco de flor de sal, depois a farinha de aveia e por fim o leite. Mexer bem com uma vara de arames e aquecer uma frigideira anti-aderente.
Depois, colocar um pouco da massa de panquecas na frigideira, de forma a criar pequenos círculos, de cerca de 8 a 10cm de diâmetro, virando com a ajuda de um salazar as mesmas, para não se desmancharem. Vão colocando as panquecas já feitas num prato e empilhando as mesmas, até terminar a massa.
Finalizem com a canela em pó e as guarnições que mais gostarem, nomeadamente, fruta cortada em pedaços, iogurte, queijo creme, mel ou até chocolate. No caso do chocolate, derreto uns quadrados de chocolate negro com cerca de 70% a 80% de cacau em leite e fica ótimo.


 *



1 comentário :

  1. Têm um ar delicioso mas pergunto se sabem mesmo bem, não se pode juntar algum substituo de açúcar? É que tenho dúvidas se os miúdos conseguem comer sem ser doces. obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!