Comida de dieta que não parece dieta

Sou apologista de comer refeições saudáveis e saborosas porque sinceramente comida sem graça não é mesmo a minha "onda". Há quem adore peixe cozido com legumes, ou até bifes de peru grelhados com salada mas eu não sou fã, gosto sempre de adicionar um twist para as refeições terem um gosto mais especial. Como digo habitualmente em consulta, é muito giro comer cozidos e grelhados uma semana, máximo duas, mas depois disso sabe sempre ao mesmo. Saltear com um fio de azeite, usar um vinagrete em vez de azeite e vinagre, usar balsâmico em vez de vinagre de vinho branco, entre outras sugestões fazem muita diferença.
Partilhei recentemente este prato e ao que parece fez sucesso, por isso, aqui vai a receita:

Camarões salteados com espargos e pimentos 



Ingredientes - para 1 pessoa
5 camarões de aproximadamente 20cm
1/2 molho de espargos
1/4 de pimento encarnado
Vinagre balsâmico
Sal e pimenta preta moída no momento
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 c. café de tabasco
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de sementes de sésamo

Como fazer
Coloque os camarões em água morna e deixar repousar cerca de 5m. Retire a casca do camarão, deixando a cabeça e cauda, tempere com sal grosso e deixe repousar.
Lave os espargos, corte cerca de 2cm da extremidade mais grossa, tempere com sal e pimenta, coloque um fio de azeite e vinagre balsâmico e leve a grelhar numa frigideira anti-aderente previamente aquecida.
Entretanto lave o pimento, corte em tiras e leve a grelhar juntamente com os espargos.
Noutra frigideira coloque o azeite, os dentes de alho e junte os camarões para saltear. Deixe cozinhar cerca de 3-5 minutos de cada um dos lados, depois vire, junte o tabasco e retire do lume quando estiverem prontos.
Coloque num prato os espargos grelhados e as tiras de pimento, junte o molho de soja, depois os camarões aproveitando o molho de azeite e alho, e finalize com 1 colher de sopa de sementes de sésamo.

Valor nutricional
Kcal 369 // Proteína 36,5g // Lípidos 19,5g // Lípidos Saturados 3,0g // Hidratos de carbono 12,8g // Açúcares 2,9g // Fibra 4,3g

Declaração nutricional
Sem glúten* e sem lactose. Apto para dietas low carb.


*Escolham um molho de soja sem glúten, são várias as marcas que não têm esta proteína.


 *


1 comentário :

Obrigada pelo seu comentário!