Picolés saudáveis

Hoje estive na sala da Carminho a fazer uma atividade relacionada com a alimentação saudável, uma coisa que gosto muito de fazer, não só por adorar a área da promoção da saúde, mas especialmente porque a Carminho fica super contente de me ter por lá. Queria levar algo diferente e que de alguma maneira captasse a atenção dos mais novos, de maneira que lembrei-me de preparar com eles gelados saudáveis, os chamados picolés.
Antes falámos sobre alimentos saudáveis e não saudáveis, sobre a frequência com que estes últimos devem ser consumidos e que alternativas poderíamos arranjar para substitui-los por opções mais equilibradas. Chegámos então ao tema principal: como fazer gelados saudáveis :)
As crianças adoraram participar e o resultado final foi ótimo, ao que parece os gelados ficaram muito saborosos e com ingredientes simples, que todos conheciam: iogurte grego ligeiro natural e com frutos silvestres, leite meio gordo, bananas, morangos e cacau, nada mais. Foi lançado assim o desafio de substituir os "outros" gelados por estes, para além de servirem de pretexto para uma atividade em família bem divertida.
Há imensas outras combinações possíveis, podem inclusivé substituir o iogurte e leite de vaca por soja, bebida de côco ou amêndoa, juntar amendoim ou amêndoas laminadas para o topping, fazer um picolé versão sorvete em vez de gelado de leite (usando apenas fruta e sumo de fruta), etc.
Partilho agora com vocês as receitas de hoje para as porem em prática nos próximos dias:

PICOLÉ CREMOSO DE CHOCOLATE


 

INGREDIENTES
* Dá para 15 picolés.
6 colheres de sopa de cacau
200ml de leite magro
4 iogurtes gregos ligeiros naturais açucarados
4 bananas de tamanho médio, muito maduras

 

INSTRUÇÕES
1.     Coloque os iogurtes, as bananas cortadas em rodelas e o cacau numa taça e com a ajuda de uma vara de arames misture o melhor possível.
2.     Em seguida use a varinha mágica para triturar a mistura acima e adicione o leite, envolvendo tudo.
3.     Deite a mistura em moldes de picolés e coloque-os no congelador durante cerca de 4 horas.
4.     Uma boa forma de remover os picolés dos moldes é colocar os moldes em água à temperatura ambiente durante cerca de 15 segundos e depois torce-los ligeiramente.


PICOLÉ DE BANANA E MORANGO



INGREDIENTES
*Dá para 15 picolés.
400 ml de iogurte grego ligeiro com frutos silvestres
100 ml de leite meio gordo
4 bananas maduras
800g de morangos frescos

como fazer
1.     Misture o iogurte grego, as bananas, os morangos cortados em pedaços numa taça e triture com a varinha mágica até obter uma mistura homogénea. Junte o leite e triture tudo novamente.
2.     Deite esta mistura nos moldes de picolé e coloque-os no congelador durante cerca de 4 horas.
3.     Uma boa forma de remover os picolés dos moldes é colocar os moldes em água à temperatura ambiente durante cerca de 15 segundos e depois torce-los ligeiramente.


Imagens d´aqui.
  *


2 comentários :

  1. Que excelente lembrança! Vou experimentar as sugestões dadas. Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!