#Coolmoms - Mariana Patrocínio

Esta é a primeira entrevista da nova rubrica do blog #Coolmoms: entrevistas a mães que me(nos) inspiram, mulheres bonitas, felizes, que gostam de se cuidar, que são saudáveis e nos demonstram que ter tempo para nós é essencial para nos sentirmos mais completas. São mães que quando passam não deixam ninguém indiferente, são mulheres com muito estilo e com um brilho próprio. Espero que gostem tanto deste novo espaço como eu, na realidade, o blog é também um pouco vosso, que passam por aqui todos os dias, todas as semanas, e que me vão dando feedback do que aqui vou publicando. Vamos conhecer a primeira #coolmom?



Mariana Patrocínio Esteves de Oliveira

A Mariana é uma mãe inspiradora que provavelmente muitas de vocês já conhecem. Advogada, mãe de 2 crianças ainda pequenas, consegue conciliar na perfeição os vários papéis de mãe, mulher e profissional, sempre com muito estilo e de forma saudável.
Com uma forma física invejável, Mariana é uma prova viva de que é possível adotar um estilo de vida saudável, incluindo na rotina do dia-a-dia tempo para fazer exercício e uma alimentação equilibrada. Partilha com a irmã Carolina Patrocínio o gosto pelo exercício e isso faz delas a dupla mais gira, fit e com pinta do nosso país. Conheçam a Mariana e um pouco da sua vida e deixem-se inspirar pelo seu estilo genuíno e descontraído.

Nome dos teus filhos e idade:
Mateus de 4 e Pureza de 2.

O que sentiste quando soubeste que estavas grávida pela primeira vez? Foi muito diferente do primeiro para o segundo filho?
Da primeira vez tinha acabado de casar, não estava à espera, nos dias a seguir a saber que estava grávida andei meia perdida e com mixed feelings, mas passou rápido!
Na segunda vez, combinei com a minha irmã Carolina engravidarmos ao mesmo tempo, depois do casamento dela, quando soube fiquei tranquila e feliz.

Se os teus filhos não se chamassem Mateus e Pureza, quais eram as outras hipóteses?
Tinha tantas…Só decidimos os nomes muito perto dos dias em que eles nasceram. Estevão e Amélia estiveram no top 3, mas hoje acho que têm nomes que são a cara deles.

Gostavas de ter mais filhos?
Gostava de ter mais um mas não nos próximos anos.

És a irmã mais velha e foste a primeira a ser mãe. Como te preparaste para esse grande desafio? Fizeste preparação para o parto?
Não fiz nenhuma preparação. A minha mãe sempre desdramatizou e disse que o parto era fácil e assim foi! Quanto à preparação para ser mãe, depois de o Mateus nascer fui aprendendo com a minha mãe, seguindo o meu instinto e muito na base da tentativa/erro.

Achas muito diferente ser mãe de um rapaz e de uma menina?
Não é o ser mãe que é diferente, eles é que são muito diferentes e por isso tento adaptar-me aos feitios. O Mateus é mais doce e adora mimos, a Pureza é muito easy going e independente! Não dá confiança a ninguém, é preciso conquistá-la e não é tarefa fácil!

Quais os maiores desafios da maternidade, no teu ponto de vista?
Manter a calma em momentos de stress e birras que normalmente acontecem ao fim do dia, quando estou stressada e já muito cansada. Tento descontrair e entrar em modo “zen” para não me enervar (sob pena de acabarmos todos aos berros!) – mas às vezes acontece…

Que conselhos podes dar a outras mães para gerir da melhor forma os papéis de mulher, mãe e profissional?
Muita organização diária e semanal! Com organização consegue-se tudo.

Quais os cuidados que tens com a tua alimentação?
Como muita proteína, hidratos ao almoço (no pós-treino), muitas gorduras boas (neste momento ando viciada em abacate), legumes em todas as refeições e evito alimentos processados.

Quantas vezes por semana fazes exercício e o que é que fazes ao certo? 
Numa semana ideal faço musculação 4/5 dias e 1 dia de corrida. Neste momento estou a começar uma preparação para escalar o Kilimanjaro e vou alterar os meus treinos para ter mais cardio e ganhar mais capacidade cardiovascular. Já combinei com a minha irmã irmos correr 3/semana.

Costumas treinar sozinha ou acompanhada?
Vou para o ginásio quase sempre com amigas (mas não treino com elas necessariamente) e mesmo que ninguém vá eu vou! Eu é que me motivo a mim própria (e aos outros!).

O que te motiva a ir treinar?
Tudo! A descarga do stress, a saúde, a energia com que sei que saio depois de um treino, o bem que faço ao meu corpo…e o bem que me faz à cabeça!

Como consegues tempo para ti?
Com muita organização em casa, sou maníaca da organização. Tenho o dia-a-dia dos meus filhos muito bem organizados, uma logística diária bem montada. Sei quando eles precisam que eu esteja em casa e sei que estão bem quando não estou.

No que diz respeito à moda, como descreverias o teu estilo pessoal?
Como sou advogada, durante a semana ando muito formal e de saltos. Aos fins-de-semana desforro-me e ando sempre de calções ou calças de ganga, ténis e um top básico.

Como gostas de vestir os teus filhos? Quais as tuas lojas preferidas?
Gosto que andem num estilo cool e confortável. Zara, H&M, Gap, Mini-Rodini, Macarons Fashion, estão entre as minhas lojas preferidas.

Relativamente à decoração do quarto das crianças, quais são as tuas preferências? Gostavas de voltar a decorar o quarto deles? Se sim, o que mudarias?
Vou mudar de casa nos próximos meses por isso vou montar quartos novos. Como vão continuar a dormir no mesmo quarto, quero fazer uma decoração minimalista, com cores pastel, que não seja de rapaz nem de rapariga e principalmente te que ser um quarto no qual que se sintam bem e que adorem (assim é mais fácil dormirem bem e tranquilos).

Eles dormem juntos ou em quartos separados? 
Juntos. Enquanto der, acho que só traz vantagens.

Qual a maior surpresa que a maternidade te trouxe?
Como diz a minha mãe, nunca mais dormimos da mesma maneira, sem qualquer preocupação (risos)! Agora mais a sério, mesmo sendo cliché, é o aprender a amar da forma mais completa, ultrapassar limites e ser surpreendida todos os dias!!

Já conhecias o Blog My happy kids?  
Já! Sempre que tenho tempo passo por aqui :)

Obrigada Mariana, adorei o resultado desta nossa conversa!

 Todas as fotos, exceto as de praia são do talentoso Nuno Mousinho.

*


8 comentários :

  1. Olá Filipa, que ótima ideia esta das entrevistas. Já sigo a Mariana há uns meses e também adoro!! Uma mãe muito gira, cool e que é uma sereia :) uma inspiracao. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Quem me dera ter estes genes e motivação :) As irmãs Patrocínio são umas brasas!! e não fazia ideia de que a Mariana era advogada, anda sempre tão descontraída. É bom conhecer mulheres assim, com garra.

    ResponderEliminar
  3. uma bela rubrica :) gostei de ler!
    não tenho filhos, não estou nessa fase mas gostei de ler!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gostei! Todas as Patrocínio são lindas. Abençoados genes.

    ResponderEliminar
  5. Gostei mas deve se sempre fazer a preparação para o parto pois todas nós temos instinto mas infelizmente isso não basta e há técnicas e conselhos muito importantes que aprendemos nessas aulas(:

    ResponderEliminar
  6. Que boa rubrica! Adoro! Quando sai a proxima #coolmoms?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!