All packed

Depois de um dia intenso de consultas chegou o momento de fazer as malas para os próximos dias. Estou cheia de vontade de chegar ao destino e de aproveitar os próximos dias a dois. Descansar, relaxar, apreciar a paisagem, descobrir praias e recantos únicos, aproveitar a cultura e namorar.
Biquinis e fatos de banho, roupa e toalha de praia, vestidos leves, sandálias e pouco mais, coube tudo numa mala de cabine, o que para mim é um autêntico feito! Achei que não ia conseguir, mas a ideia de não ter a mala quando chegasse ao destino por causa da escala de apenas uma hora, fizeram com que racionalizasse ao máximo o que escolhi levar comigo.
Há "séculos" que andava a namorar estas malas rígidas da Samsonite e o facto da minha se ter estragado na última ida a Madrid foi o pretexto perfeito para mudar, neste caso para uma bem mais gira.

Cosmolite Spinner da Samsonite na cor pearl.
Chapéu de palha Oysho (SS16). Carteira Chloé.
#Samsonite #MySamsonite


Quase, quase

Falei-vos da minha operação biquini neste post e os resultados já são bem visíveis: corpo mais definido e tonificado, a celulite já é uma miragem, menos retenção de líquidos, mais músculo e menos gordura. Estes são os resultados de uma alimentação low carb e saudável, preferencialmente crua e com muitos alimentos biológicos. Muitas corridas, numa frequência quase diária, imensa água e boa disposição.
As minhas mini-férias estão quase aí, daqui a uns dias vou poder descansar e relaxar num destino que quero conhecer há muito, muito tempo. Calor, praia, areia branca e água transparente é o que me espera e eu não podia estar mais desejosa que estes dias cheguem...

Imagens d´aqui.

 *


Na quinta

Ir a casa dos tios M&M é sempre um motivo de alegria, não só por causa do Baco e da Rolha (dois Labradores lindos), mas principalmente pelos patinhos, cabras, galinhas, etc. que lá vivem, sendo que o momento de lhes dar comida é aquilo que a Carminho e o Salvador mais gostam. No campo respira-se paz e sossego e isso é uma mais-valia que as crianças da cidade acabam por não poder desfrutar, pelo menos na maioria das vezes.
Um bom programa para fazer com os miúdos é ir a uma quinta pedagógica, há algumas ao redor de Lisboa, aí eles podem estar em contacto com os animais do campo e acabam por ver ao vivo e a cores aquilo que regra geral só vêm nos livros.
Hoje o Vicente também se estreou a dar comida às cabrinhas e aos patinhos e é escusado dizer que achou o máximo, as fotos a seguir mostram exatamente isso :)

Vicente com pólo Gant // Calções peitilho Maria Boneca (SS 2015) // Ténis All Star.

*



Com os mais novos

Este domingo de manhã estivemos no Ludopólis, um festival de jogos, diversão e brincadeiras para crianças a convite de Um Bongo, no jardim do Campo Grande. O espaço do festival era agradável e havia muitas sombras, o que num fim de semana de sol e calor ajuda imenso.
Estivemos a maior parte do tempo na Escola de Ritmos de Um Bongo e nas atividades aqui dinamizadas, desde tocar instrumentos musicais, fazer máscaras com as embalagens deste sumo e saltar no insuflável com um escorrega gigante. A parte dos instrumentos foi a que fez mais sucesso, não só para a Carminho e para o Vicente, mas também para as outras crianças que lá estavam, foi muito divertido!

Carminho com bandolete de pompons Lemon Hair Lovers // Colares Terços da Lupinha // Top Anjinho Gordo // SaiaKnot (SS15).
Vicente com pólo Gant // Tapa fraldas Anjinho Gordo.
Eu com top Studio e calças Zara // Ténis All Star.

*


Brother and sister´s love

A Carminho e o Vicente estão cada vez mais cúmplices, não só porque os ciúmes já são menores, mas também porque o Vi interage cada vez mais com os irmãos. Quando fala ou palra e em inúmeras situações do dia-a-dia a Carminho e o Salvador acham imensa piada e dizem que o mano "tem muita graça", que "é mesmo querido".
Adoro vê-los assim mais próximos e cúmplices, a brincar uns com os outros. Ainda hoje quando cheguei a casa a Carminho estava a brincar com o Vicente às lojas. Tinham comprado um pote de plasticina, uma laranja de plástico, uma roca, 2 crocs, uma bola mágica do Mickey, etc., só visto!! Ainda assim continua a haver muitos apertões e manobras perigosas, mas faz parte e o Vicente tem sabido defender-se bem. Para além disso, a Carminho continua a resistir em emprestar os seus brinquedos e se vê o Vi a usar algo que é dela, rapidamente arranja forma de lhe tirar o objeto em questão.
Quando vou adormecer o Vicente, a Carminho gosta de ir ter connosco ao quarto e fica sentada/deitada no sofá a ouvir a música de embalar do irmão, sendo que adormece num ápice, muuuuuito mais rapidamente do que o Vicente, que atualmente resiste ao sono... Aliás, até eu às vezes tenho dificuldade em manter-me acordada, tal é o tempo que o Vi leva a adormecer...

Este domingo saí apenas com a Carminho e o Vicente e brincadeiras entre os dois não faltaram. O Vi a querer imitar a irmã e vice-versa.

Adoro ver o Vi com All Star, acho que fica mesmo querido <3 inicialmente tinha dúvidas mas hoje em dia acho um máximo.

Carminho com bandolete de pompons Lemon Hair Lovers // Colares Terços da Lupinha // Top Anjinho Gordo // Saia Knot (SS15).
Vicente com pólo Gant // Tapa fraldas Anjinho Gordo.

  *


Quase de férias!

A pensar nas férias da próxima semana, já estou em modo countdown e a tratar dos últimos preparativos. Biquinis e fatos de banho, havaianas, vestidos e saco de praia, toalha, chapéu, jumpsuits e vestidos para a noite, sandálias e pouco mais. O destino vai ser quente e suspeito que não precise sequer de casaco para a noite, ainda assim irá por descargo de consciência.
As minhas compras de última hora incluem um biquini branco (o meu já está KO), um saco de praia (também a dar as últimas), um vestido de praia (só mais um) e uma bolsa tye-dye que me estão atravessados desde o último LITTLE STYLE.
Suspeito que o biquini branco acabe por ser este da Oysho, giríssimo com o macramé, se bem que o fato de banho com atilhos também me parece uma boa aquisição, nem que seja para usar no dia a dia com alguma coisa por cima. Adoro chapéus e este, também da Oysho, vem morar cá para casa muito provavelmente. O saco de praia é que está mais difícil de decidir... um de ráfia ou este das riscas da Bimba y Lola ou um Le Pliage em nylon da Longchamp. As sandálias, apesar de não fazerem parte da minha lista de essenciais para estas férias, estão debaixo de olho desde o início da coleção da Bimba y Lola.

Biquini, fato de banho e chapéu Oysho // Saco de praia e sandálias Bimba y Lola // Saco Le Pliage Longchamp.

  *


O nosso sábado

O sábado começou relativamente cedo com o convite da Chicco para ir ver a ante-estreia do filme "À procura de Dory" nos cinemas do ECI. Escusado será dizer que a Carminho e o Salvador adoraram, na verdade quem é que consegue resistir aos peixes mais queridos do oceano? O Nemo e o Merlin também aparecem para ajudar a Dory a encontrar os seus pais e as aventuras não páram ao longo de todo o filme. Recomendo a todos, não percam! O Vi ficou em casa porque ainda não tem idade para ir ao cinema, não só pelo escuro, pelo barulho, mas também porque duvido que quisesse ficar sentado 2 horas. Ele não pára!
À tarde, já depois do lanche fui com o Vicente e a Carminho para o parque brincar. O Vi lá andou a correr para trás e para a frente, ora a subir e a descer o escorrega, ora a andar nos baloiços, a brincar na casinha, etc., enquanto a Carminho fazia cambalhotas nas traves e brincava com outras meninas que também estavam no parque. De vez em quando a Carminho vinha ter connosco e queria ajudar o Vicente a descer o escorrega, chegaram inclusive a descer os dois ao mesmo tempo!! Foi super divertido.
Depois foi tempo de ir para casa, banhos, jantar deles, eu aproveitei para ir correr durante o jogo de Portugal (todos os momentos contam!), depois o nosso jantar, cama para os mais novos, e relaxar a ver um filme (eu e o P).

Carminho com blusa Nícoli, calções Primark, laço mmi, colares Terços da Lupinha, ténis All Star.
Salvador com tshirt BSurfer, calções Maria Gorda, ténis All Star.
Vicente com jardineiras Osh Kosh, pólo Gant, ténis All Star.
Eu com blusa Bimba y Lola, jeans Massimo Dutti e sandálias Zara.


  *


Picolés saudáveis

Hoje estive na sala da Carminho a fazer uma atividade relacionada com a alimentação saudável, uma coisa que gosto muito de fazer, não só por adorar a área da promoção da saúde, mas especialmente porque a Carminho fica super contente de me ter por lá. Queria levar algo diferente e que de alguma maneira captasse a atenção dos mais novos, de maneira que lembrei-me de preparar com eles gelados saudáveis, os chamados picolés.
Antes falámos sobre alimentos saudáveis e não saudáveis, sobre a frequência com que estes últimos devem ser consumidos e que alternativas poderíamos arranjar para substitui-los por opções mais equilibradas. Chegámos então ao tema principal: como fazer gelados saudáveis :)
As crianças adoraram participar e o resultado final foi ótimo, ao que parece os gelados ficaram muito saborosos e com ingredientes simples, que todos conheciam: iogurte grego ligeiro natural e com frutos silvestres, leite meio gordo, bananas, morangos e cacau, nada mais. Foi lançado assim o desafio de substituir os "outros" gelados por estes, para além de servirem de pretexto para uma atividade em família bem divertida.
Há imensas outras combinações possíveis, podem inclusivé substituir o iogurte e leite de vaca por soja, bebida de côco ou amêndoa, juntar amendoim ou amêndoas laminadas para o topping, fazer um picolé versão sorvete em vez de gelado de leite (usando apenas fruta e sumo de fruta), etc.
Partilho agora com vocês as receitas de hoje para as porem em prática nos próximos dias:

PICOLÉ CREMOSO DE CHOCOLATE


 

INGREDIENTES
* Dá para 15 picolés.
6 colheres de sopa de cacau
200ml de leite magro
4 iogurtes gregos ligeiros naturais açucarados
4 bananas de tamanho médio, muito maduras

 

INSTRUÇÕES
1.     Coloque os iogurtes, as bananas cortadas em rodelas e o cacau numa taça e com a ajuda de uma vara de arames misture o melhor possível.
2.     Em seguida use a varinha mágica para triturar a mistura acima e adicione o leite, envolvendo tudo.
3.     Deite a mistura em moldes de picolés e coloque-os no congelador durante cerca de 4 horas.
4.     Uma boa forma de remover os picolés dos moldes é colocar os moldes em água à temperatura ambiente durante cerca de 15 segundos e depois torce-los ligeiramente.


PICOLÉ DE BANANA E MORANGO



INGREDIENTES
*Dá para 15 picolés.
400 ml de iogurte grego ligeiro com frutos silvestres
100 ml de leite meio gordo
4 bananas maduras
800g de morangos frescos

como fazer
1.     Misture o iogurte grego, as bananas, os morangos cortados em pedaços numa taça e triture com a varinha mágica até obter uma mistura homogénea. Junte o leite e triture tudo novamente.
2.     Deite esta mistura nos moldes de picolé e coloque-os no congelador durante cerca de 4 horas.
3.     Uma boa forma de remover os picolés dos moldes é colocar os moldes em água à temperatura ambiente durante cerca de 15 segundos e depois torce-los ligeiramente.


Imagens d´aqui.
  *


Last Day

Ontem ao final do dia chegámos a casa depois de uma manhã de praia fantástica, com mais de 30ºC, a fazer lembrar os dias de verão. No último dia de praia das nossas mini-férias, a Carminho e o Salvador usaram os novos fatos de banho da Amikko, giríssimos como podem ver, num registo mais cool que vai lindamente com o facto de já estarem mais crescidos. O Salvador adorou os calções de banho pretos (!!), a Carminho o padrão, o roxo e o folho do fato de banho. Também gostei imenso de os ver com estes fatos de banho, só tenho pena de não haver para o Vicente, mas percebo que a cor não seja consensual para a maioria das mães. Em bom rigor, se há 2 ou 3 anos me dissessem que iria usar fatos de banho de cor preto nos miúdos diria "jamais", mas agora acho o máximo! :)

Fatos de banho Carminho e Salvador: Amikko // Calções de banho do Vicente: Vilebrequin.
Colares da Carminho Terços da Lupinha // Colar de âmbar do Vi: Étoile & Stars.
O meu biquini: Aficionata // Óculos Mr. Boho // Fio cadeado Loewe.

Mais das nossas férias AQUI.
 *



Mais praia

Têm sido dias de praia ótimos, com um tempo quente de verão, a fazer lembras as férias grandes. O Vicente tem desfrutado imenso, a Carminho e o Salvador também, todos nos rimos com as brincadeiras e descobertas do Vi, que não pára um segundo e está sempre a correr em direção à agua. Um perigo! mas por isso é que temos de estar sempre atentos, não vá ele ser mais rápido do que nós.
Apesar de estar imenso calor (ontem estiveram 30ºC) a água não está lá muito quente, mas mesmo assim eles têm andado sempre dentro de água e até eu, que sou mais friorenta, já dei vários mergulhos para refrescar. Hoje é o último dia desta mini-férias de quatro dias, por isso vamos aproveitar!
Este conjunto de fatos de banho dos limões são deliciosos, especialmente os calções do Vi por serem pequeninos, não acham? :) O meu biquini é Salinas, da nova coleção, num modelos que adoro, com um padrão super original, cores alegres e muito boa onda (comprei na Happy Company).

Fatos de banho Boneca de Sabão // Chapéu do Vicente Laranjinha // Colares da Carminho Terços da Lupinha, as always ;) // Laço Lemon Hair Lovers.
Biquini Salinas (na Happy Company).

 *

Mini-férias por aqui

Aproveitámos os dois feriados e o fim de semana para fazer umas mini-férias a cinco. Praia, praia e mais praia, para quebrar a rotina e carregar baterias. O dia de ontem foi ótimo, entre praia e piscina, com o Vi a não parar quieto um segundo!! Foi uma boa forma de comemorarmos os 20 meses do Vicente :)


 *


De garfo e faca

Não podia deixar de partilhar esta foto aqui no blog...
O Vicente adora sentar-se à mesa, agarrar nos talheres e comer sozinho. Mexe em tudo, desde copos, jarro de água, travessas, etc. e até já puxou um individual ao ponto de ir tudo ao chão... Faz parte, não vale a pena achar que não, e esta foto foi captada numa noite desta semana, em que o Vi e os irmãos já tinham comido e eu tinha acabado de me sentar para começar jantar com o P.
O Vicente estava a comer uma bolacha Maria e aproveitou que o pai ainda não se tinha sentado para ocupar rapidamente o lugar, partir a bolacha que tinha na mão e pegar nos talheres. O resultado foi este que podem ver :) [Adoro a cara com que olha de soslaio para o nosso jantar].


Foto d´aqui.

Calor finalmente!!

O calor finalmente chegou e por isso é inevitável não pensar em praia e nos kits de verão. Para quem pode gozar o feriado de Lisboa, o próximo fim de semana será dos grandes, com 4 dias perfeitos para usufruir do bom tempo da melhor maneira.
Nesse sentido, lembrei-me de partilhar convosco alguns fatos de banho que vi e adorei, nomeadamente o dos corações e limões da Boneca de Sabão, e os das florinhas, perfeitos para quem tem filhos mais bebés. A Carminho ainda aguenta bem qualquer fato de banho, mas o Salvador, com 7 anos, nem por isso. Gosto de o ver com calções clássicos ou à surfista, o que importa é que tenham uma cor ou padrão giros, como é o caso dos calções dos limões.

Fatos de banho Boneca de Sabão // Jumpsuit verde água com florinhas Zara.

Nas minhas pesquisas e visitas às lojas, encontrei também outras peças que gostei imenso, nomeadamente os calções inteiros da Little Angels com estrelinhas para o Vi e o fofo branco e rosa para as minhas sobrinhas. A fazer lembrar a praia o macacão em algodão da Nós e Tranças e as jardineiras da Zara com patches também são uma tara. 

Agora é esperar que chegue sexta-feira para poder aproveitar o fim de semana prolongado ;)

 *


Na Feira do Livro

Ontem estive na Feira do Livro, em Lisboa, para uma sessão de autógrafos do meu livro "Dicas para mães e filhos com muita pinta". Estava um final de tarde ótimo, sem vento, e por isso este momento de partilha e interação com os leitores pôde ser ainda mais especial. O Parque Eduardo VII é um cenário giríssimo para esta Feira, com o jardim repleto de crianças, uma vista brutal sobre o rio e sobre Lisboa.
Se ainda não têm o meu livro, posso dizer-vos que reúne uma série de dicas, sugestões e ideias para mães e filhos felizes. Descomplicar é a palavra de ordem e por isso no livro encontrarão:

Dicas para nós mães com muita pinta
- Para melhor gerirmos as mil e uma tarefas do dia a dia, e esticar o orçamento familiar
- Fazermos uma alimentação saudável e exercícios para ficar em forma
- Dicas de beleza para nos sentirmos mais bonitas e maravilhosas,
- Conselhos do que vestirmos e usarmos para ficarmos ainda com mais pinta
- Ideias de programas a dois para mantermos a “chama acesa” do casamento
- Dicas para recebermos bem e impressionarmos os amigos

Dicas para filhos com muita pinta
- Como preparar refeições saudáveis e fáceis (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar)
- O que pôr na lancheira para levarem para a escola
- Programas giros para se fazer em família,
- Preparar festas de anos inesquecíveis, e sobreviver às mesmas
- Decorar o quarto das crianças e organizar os seus roupeiros

Entre muitas outras dicas… e tudo isto para termos mais tempo e sermos ainda mais felizes!


Blusa Mahrla // Colete e Jeans Zara (2015) // Colar e anel Bimba y Lola (2016) // Carteira Chloé // Sandálias H&M (2014).


 *


Mais saúde para todos

Todas sabemos que o acesso aos cuidados de saúde em Portugal ainda tem algumas limitações. O Serviço Nacional de Saúde, tendencialmente gratuito e universal, não consegue muitas vezes dar resposta às necessidades da população. Recordo-me de quando trabalhei em meio hospitalar, que o acesso às consultas de Dietética e Nutrição era muito limitado, com listas de espera de 3 a 6 meses e em que era necessário ser referenciado por um médico assistente ou especialista para poder usufruir das mesmas. Se pensarmos na medicina dentária, psicologia ou até oftalmologia, o cenário é semelhante, por isso a DECO está a negociar com o sector privado o acesso a consultasmédicas mais baratas nas áreas em que o acesso às mesmas é mais limitado.

Para as que estão mais atentas às notícias, o Governo prometeu melhorar o acesso a estas especialidades clínicas até ao ano de 2018, nomeadamente através dos cuidados de saúde primários, daí a DECO ter tomado esta iniciativa de negociar descontos com redes de prestadores privados de cuidados de saúde, com benefícios para todos nós.
Para poderem beneficiar de todos os descontos que a DECO está a negociar no setor privado, juntem-se gratuitamente a esta iniciativa e inscrevam-se no já em www.maissaudeja.pt. Aliás, o registo de todos conta, de maneira que para além da nossa inscrição, a dos nossos amigos e familiares também é importante, já que quantos mais formos melhor.

Como a saúde não se consegue apenas com consultas, antes pelo contrário, a prevenção é essencial para sermos saudáveis e diminuir a necessidade de acesso a estes cuidados de saúde, a DECO oferece a todos os que se inscreverem gratuitamente na plataforma dois conjuntos de receitas, a pensar por exemplo na prevenção das doenças cardiovasculares e na promoção de um estilo de vida saudável.


Post feito em colaboração com a DECO.

 *


Comida de dieta que não parece dieta

Sou apologista de comer refeições saudáveis e saborosas porque sinceramente comida sem graça não é mesmo a minha "onda". Há quem adore peixe cozido com legumes, ou até bifes de peru grelhados com salada mas eu não sou fã, gosto sempre de adicionar um twist para as refeições terem um gosto mais especial. Como digo habitualmente em consulta, é muito giro comer cozidos e grelhados uma semana, máximo duas, mas depois disso sabe sempre ao mesmo. Saltear com um fio de azeite, usar um vinagrete em vez de azeite e vinagre, usar balsâmico em vez de vinagre de vinho branco, entre outras sugestões fazem muita diferença.
Partilhei recentemente este prato e ao que parece fez sucesso, por isso, aqui vai a receita:

Camarões salteados com espargos e pimentos 



Ingredientes - para 1 pessoa
5 camarões de aproximadamente 20cm
1/2 molho de espargos
1/4 de pimento encarnado
Vinagre balsâmico
Sal e pimenta preta moída no momento
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 c. café de tabasco
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de sementes de sésamo

Como fazer
Coloque os camarões em água morna e deixar repousar cerca de 5m. Retire a casca do camarão, deixando a cabeça e cauda, tempere com sal grosso e deixe repousar.
Lave os espargos, corte cerca de 2cm da extremidade mais grossa, tempere com sal e pimenta, coloque um fio de azeite e vinagre balsâmico e leve a grelhar numa frigideira anti-aderente previamente aquecida.
Entretanto lave o pimento, corte em tiras e leve a grelhar juntamente com os espargos.
Noutra frigideira coloque o azeite, os dentes de alho e junte os camarões para saltear. Deixe cozinhar cerca de 3-5 minutos de cada um dos lados, depois vire, junte o tabasco e retire do lume quando estiverem prontos.
Coloque num prato os espargos grelhados e as tiras de pimento, junte o molho de soja, depois os camarões aproveitando o molho de azeite e alho, e finalize com 1 colher de sopa de sementes de sésamo.

Valor nutricional
Kcal 369 // Proteína 36,5g // Lípidos 19,5g // Lípidos Saturados 3,0g // Hidratos de carbono 12,8g // Açúcares 2,9g // Fibra 4,3g

Declaração nutricional
Sem glúten* e sem lactose. Apto para dietas low carb.


*Escolham um molho de soja sem glúten, são várias as marcas que não têm esta proteína.


 *