O desfralde do Vicente

Quis esperar pela primavera para iniciar o desfralde do Vicente, não só porque o tempo está mais quente e os descuidos são mais fáceis de gerir, mas também porque tínhamos planeado fazê-lo antes do Vicente começar a ir para a escola, para não serem muitas mudanças ao mesmo tempo.

O Vicente tem agora dois anos e meio, vai a caminho dos três, altura que parece ser a ideal para treinar a retirada da fralda, não só porque já começa a haver controlo de esfíncteres, mas também porque já há mais maturidade psicológica.

Todos os dias depois de acordar e beber o leite tiro-lhe a fralda e vamos à casa de banho. Uso aqueles redutores próprios e o Vicente acha o máximo. Eu pergunto “Vicente, vamos à casa de banho fazer chichi? E o Vi diz “xim”. Fica super compenetrado no que está a fazer e faz questão de se limpar com as toalhitas que estão na casa de banho.

Já para o Salvador e para a Carminho usei Kandoo nesta transição, e agora o Vicente não foi exceção. Em bom rigor, continuei sempre a ter em casa as toalhitas WC da Kandoo por serem mais suaves do que o papel higiénico e limparem melhor, já para nao falar do cheirinho a fruta. A parte boa é que se podem colocar na retrete porque que não entopem!

Agora partilho convosco algumas dicas para um desfralde eficaz:
- Criança deve ter mais de 18 meses de idade;
- Período da vida sem grandes alterações, ou seja, não é boa ideia iniciar o desfralde quando se vai mudar de casa, quando nasce um irmão, etc.;
- Ser criterioso e consistente, o que significa que quando o desfralde inicia devemos criar rotinas para haver mais segurança;
- Comprar cuecas especiais (aquelas fraldas-cueca que os miúdos conseguem pôr para baixo e para cima);
- Ter um penico ou redutor para a retrete, para as crianças se sentirem mais confortáveis;
- Não iniciar o desfralde diurno e noturno ao mesmo tempo, começar sempre pelo primeiro;
- Não ralhar quando acontecem descuidos nem associar a ideia de que a criança é bonita quando faz chichi no sítio certo, isto porque caso aconteça um descuido eles vão pensar que são feios. O ideal será fazer uma festa, dizendo “Boa, muito bem”.

E por fim, o vídeo que fiz em colaboração com a Kandoo sobre o desfralde do Vicente :) espero que gostem! E se tiverem questões que queiram colocar, aqui estarei para ajudar.


1 comentário :

Obrigada pelo seu comentário!