Papas saudáveis e saborosas


Cada vez mais faço questão que os meus filhos (e todos nós cá em casa) tenham uma alimentação saudável e é por isso que evito ao máximo comprar alimentos processados. Fruta, verduras, proteínas magras, laticínios, pão e cereais integrais são os alimentos que fazem inevitavelmente parte das compras semanais, deixando de parte os alimentos empacotados, carregados de açúcar, químicos e aditivos no geral.
Quando o Vicente iniciou a diversificação alimentar fiz questão de usar papas sem açúcar, contrariando a tendência natural de usar as marcas mais habituais, disponíveis em qualquer supermercado.
Como os meus filhos são uns gulosos, ao fim de semana pedem-me para lhes fazer pequenos-almoços e lanches diferentes, mais demorados e saborosos. Saímos do registo leite ou iogurte com pão ou cereais integrais, e passamos para as papas e panquecas com fruta.
Há uns tempos experimentei fazer uma nova papa para o Vicente, com a mítica farinha Maizena, banana e pêra, e ele adorou! Para o Salvador, juntei uns morangos, framboesas e mirtilos, as suas frutas preferidas, e deliciou-se com esta refeição. Já eu e a Carminho somos mais fãs da versão leite creme, apesar da Carminho também gostar muito da papa.
Fica a dica para os pequenos-almoços super saudáveis aí de casa, com a farinha mais antiga do mercado e que é 100% natural! A propósito disso, partilho convosco a receita preferida cá de casa, que demora no máximo 10 minutos a preparar, mas dura breves minutos no prato de tão deliciosa. Enjoy :)


Papa de Maizena com fruta (1 porção)

Ingredientes
1 Pêra pequena madura ou meia grande
1 Casca de limão
Flor de sal q.b.
1 Pau de canela
200ml Leite meio gordo do dia
2 Colheres de sopa rasas de farinha Maizena (30g)
½ Banana em rodelas
Canela em pó q.b.

Como fazer
1. Corte uma pêra em pedaços pequenos, sem casca nem caroço, e reserve.
2. Coloque num tacho água, de forma a tapar o fundo do mesmo, juntar uma casca de limão, uma pitada de flor de sal, a pêra cortada e um pau de canela e deixar levantar fervura.
3. Depois de começar da mistura anterior ferver, juntar 200ml de leite meio gordo (eu uso leite do dia), e deixar levantar novamente fervura.
4. Retire o pau de canela e a casca de limão e adicione 2 colheres de sopa de Maizena. Vá mexendo, de forma a não criar grumos.
5. Utilize a varinha mágica para homogeneizar a mistura.
6. Coloque a papa numa taça, corte pequenas rodelas de banana e disponha-as por cima.
7. Junte um pouco de canela em pó e está pronta a servir. Garanto-vos que as crianças vão comer e chorar por mais.



*Post feito em colaboração com Maizena.

1 comentário :

  1. Olá Filipa, experimentei hoje a versão com banana e morangos e as minhas filhas adoraram!! Confesso que não tenho muito jeito para papas porque ficam sempre com grumos, mas passei a varinha mágica e ficou impec. Obrigada!! Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!